Preocupado com a crise norte-americana?

Desencane e veja o que a história econômica diz. O gráfico abaixo mostra o PIB per capita dos EUA desde 1870. A bela linha reta, em escala logarítima, só mostra que a taxa de crescimento foi assombrosamente constante. Tirando a Grande Depressão e a II Guerra Mundial, as bolhas, as crises do petróleo e todas as outras manchetes de jornal desaparecem.

Fonte

Novo Ubuntu 8.04

Chateado com o Vista que se arrasta no seu notebook novo? Pronto. Acabaram as desculpas para não usar o Ubuntu. A versão nova permite que você instale e teste de dentro do windows (xp ou vista) como se fosse um software qualquer.

Os Brasileiros de acordo com Darwin

Direto dos diários da Viagem do Beagle (3 de Julho de 1832):
"The Brazilians, as far as I am able to judge, possess but a small share of those qualities which give dignity to mankind. Ignorant, cowardly, & indolent in the extreme; hospitable & good natured as long as it gives them no trouble; temperate, revengeful, but not quarrelsome; contented with themselves & their customs, they answer all remarks by asking "why cannot we do as our grandfathers before us did"

Vale notar que, horrorizado com a escravidão, ele se referia aos livres não-pobres do Rio de Janeiro.

Bolsas para História de Minas Gerais

Eustáquio Reis me avisa do programa de bolsas ICAM/USIMINAS. Assunto não falta.

Cartas de Alforria no Rio Grande do Sul

O arquivo público do Rio Grande do Sul vasculhou os Tabelionatos do interior e sintetizou as informações de milhares de cartas de alforria. São mais de 1200 páginas e estão disponíveis de graça!
Isto rende tantas teses de doutorado quanto se quiser.
(Obrigado aos professores (e amigos) Sabino Porto e Pedro Bandeira que me avisaram do fato)

Troféu "Querida, eu ignorei a evidência histórica"

Quem foi que escreveu na nota de rodapé 191 de sua principal obra?
O Rio Grande do sul praticamente não conheceu a economia escravista e na formação de sua população o contingente português foi menor que nas demais regiões do país, até fins do século XIX.

Resposta: aqui.

Livros novos para o Departamento de Economia da UFPel

Graças ao Titio CNPq, ao contribuinte e à Amazon, aí vão os livros recém-chegados:
  • "Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions" Dan Ariely
  • "The Oxford Encyclopedia of Economic History: 5-Volume Set", Joel Mokyr;
  • "African Slavery in Latin America and the Caribbean", Herbert S. Klein
  • The New Comparative Economic History: Essays in Honor of Jeffrey G. Williamson", Timothy J. Hatton
  • Globalization and the Poor Periphery before 1950 (Ohlin Lectures)", Jeffrey G. Williamson;
  • "Globalization and History: The Evolution of a Nineteenth-Century Atlantic Economy", Kevin H. O'Rourke
  • "Political Economics: Explaining Economic Policy (Zeuthen Lectures)", Torsten Persson;
  • "An Introduction to Efficiency and Productivity Analysis", Timothy J. Coelli;
  • "Time on the Cross: The Economics of American Negro Slavery", Robert William Fogel;
  • "Analysis of Panel Data", Cheng Hsiao
  • "Mathematical Methods and Models for Economists", Angel de la Fuente;
  • "Kolonien, Kolonialpolitik und Auswanderung", Wilhelm Georg Friedrich Roscher;
  • "Game Theory and the Law", Douglas Baird
  • "Latin America and the World Economy since 1800 (David Rockefeller Center Series on Latin American Studies)", John H. Coatsworth
  • "Understanding the Process of Economic Change (Princeton Economic History of the Western World)", Douglass C. North
  • "A Farewell to Alms: A Brief Economic History of the World (Princeton Economic History of the Western World)", Gregory Clark;
  • "Microeconomics: Behavior, Institutions, and Evolution (The Roundtable Series in Behavioral Economics)", Samuel Bowles
  • "Order Against Progress: Government, Foreign Investment, and Railroads in Brazil, 1854-1913 (Social Science History)", William R. Summerhill III;
  • "Slavery, Emancipation, and Freedom: Comparative Perspectives (Walter Lynwood Fleming Lectures in Southern History)", Stanley L. Engerman
  • "Political Institutions and Economic Growth in Latin America: Essays in Policy, History, and Political Economy (Hoover Institution Press Publication)", Stephen Haber;
  • "Crony Capitalism and Economic Growth in Latin America: Theory and Evidence",
  • "The Logic of Life: The Rational Economics of an Irrational World", Tim Harford.

Geoda no Linux

Na minha tentativa de viver sem Windows, mais uma conquista. O Geoda, software básico para brincar com mapas e análise espacial de dados, apesar de ter sido escrito para Windows, roda que é uma beleza no Linux/Ubuntu. Basta você instalar o tal Wine. O mais surpreendente é que você não precisa ter menos de 20 anos para conseguir isso. Fiz tudo em 1 minuto e sem configurar nada. Sensacional.

Por que não pensei nisso antes?!?!? (uma série sem fim)

Seleção adversa e o mercado de escravos.
Via Marginal Revolution.

Leo

Predictably Irrational

Li Predictably Irrational na semana passada. Leitura de ônibus. É um best-seller de divulgação da behavioral economics, leitura divertidíssima e baseada nos papers do autor, Dan Ariely (home page, blog)
Eu sou bastamte simpático à behavioral economics. Uma das coisas mais impactantes do livro é mostrar como o contexto ou informações irrelevantes influenciam nossas ações. Dois exemplos: I) tentar lembrar os 10 mandamentos deixa os sujeitos da pesquisa mais honestos no experimento; II) fazer um teste com palavras associadas à velhice faz com que os participantes caminhem mais lentamente na saída do laboratório. Bizarro, não? Mas a questão é saber até que ponto esse efeitos são duradouros, intensos e valem para fora do campus do MIT.
Faz uns 10 anos ganhei Irrationality: the enemy within de presente do Mestre Duílio. Eu acho esse um livro mais abrangente, menos pessoal e melhor do que Predictably Irrational. Enfim, a maior utilidade desses livros ainda é o auto-conhecimento. O que não é pouca coisa! Mas, para o exercício diário da Economia, ainda acho que Varian + Coase dão conta do recado.
Tecnologia do Blogger.