29/04/2008

Preocupado com a crise norte-americana?

Desencane e veja o que a história econômica diz. O gráfico abaixo mostra o PIB per capita dos EUA desde 1870. A bela linha reta, em escala logarítima, só mostra que a taxa de crescimento foi assombrosamente constante. Tirando a Grande Depressão e a II Guerra Mundial, as bolhas, as crises do petróleo e todas as outras manchetes de jornal desaparecem.

Fonte

Novo Ubuntu 8.04

Chateado com o Vista que se arrasta no seu notebook novo? Pronto. Acabaram as desculpas para não usar o Ubuntu. A versão nova permite que você instale e teste de dentro do windows (xp ou vista) como se fosse um software qualquer.

23/04/2008

Os Brasileiros de acordo com Darwin

Direto dos diários da Viagem do Beagle (3 de Julho de 1832):
"The Brazilians, as far as I am able to judge, possess but a small share of those qualities which give dignity to mankind. Ignorant, cowardly, & indolent in the extreme; hospitable & good natured as long as it gives them no trouble; temperate, revengeful, but not quarrelsome; contented with themselves & their customs, they answer all remarks by asking "why cannot we do as our grandfathers before us did"

Vale notar que, horrorizado com a escravidão, ele se referia aos livres não-pobres do Rio de Janeiro.

04/04/2008

Cartas de Alforria no Rio Grande do Sul

O arquivo público do Rio Grande do Sul vasculhou os Tabelionatos do interior e sintetizou as informações de milhares de cartas de alforria. São mais de 1200 páginas e estão disponíveis de graça!
Isto rende tantas teses de doutorado quanto se quiser.
(Obrigado aos professores (e amigos) Sabino Porto e Pedro Bandeira que me avisaram do fato)

03/04/2008

Troféu "Querida, eu ignorei a evidência histórica"

Quem foi que escreveu na nota de rodapé 191 de sua principal obra?
O Rio Grande do sul praticamente não conheceu a economia escravista e na formação de sua população o contingente português foi menor que nas demais regiões do país, até fins do século XIX.

Resposta: aqui.

Livros novos para o Departamento de Economia da UFPel

Graças ao Titio CNPq, ao contribuinte e à Amazon, aí vão os livros recém-chegados:
  • "Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions" Dan Ariely
  • "The Oxford Encyclopedia of Economic History: 5-Volume Set", Joel Mokyr;
  • "African Slavery in Latin America and the Caribbean", Herbert S. Klein
  • The New Comparative Economic History: Essays in Honor of Jeffrey G. Williamson", Timothy J. Hatton
  • Globalization and the Poor Periphery before 1950 (Ohlin Lectures)", Jeffrey G. Williamson;
  • "Globalization and History: The Evolution of a Nineteenth-Century Atlantic Economy", Kevin H. O'Rourke
  • "Political Economics: Explaining Economic Policy (Zeuthen Lectures)", Torsten Persson;
  • "An Introduction to Efficiency and Productivity Analysis", Timothy J. Coelli;
  • "Time on the Cross: The Economics of American Negro Slavery", Robert William Fogel;
  • "Analysis of Panel Data", Cheng Hsiao
  • "Mathematical Methods and Models for Economists", Angel de la Fuente;
  • "Kolonien, Kolonialpolitik und Auswanderung", Wilhelm Georg Friedrich Roscher;
  • "Game Theory and the Law", Douglas Baird
  • "Latin America and the World Economy since 1800 (David Rockefeller Center Series on Latin American Studies)", John H. Coatsworth
  • "Understanding the Process of Economic Change (Princeton Economic History of the Western World)", Douglass C. North
  • "A Farewell to Alms: A Brief Economic History of the World (Princeton Economic History of the Western World)", Gregory Clark;
  • "Microeconomics: Behavior, Institutions, and Evolution (The Roundtable Series in Behavioral Economics)", Samuel Bowles
  • "Order Against Progress: Government, Foreign Investment, and Railroads in Brazil, 1854-1913 (Social Science History)", William R. Summerhill III;
  • "Slavery, Emancipation, and Freedom: Comparative Perspectives (Walter Lynwood Fleming Lectures in Southern History)", Stanley L. Engerman
  • "Political Institutions and Economic Growth in Latin America: Essays in Policy, History, and Political Economy (Hoover Institution Press Publication)", Stephen Haber;
  • "Crony Capitalism and Economic Growth in Latin America: Theory and Evidence",
  • "The Logic of Life: The Rational Economics of an Irrational World", Tim Harford.

02/04/2008

Geoda no Linux

Na minha tentativa de viver sem Windows, mais uma conquista. O Geoda, software básico para brincar com mapas e análise espacial de dados, apesar de ter sido escrito para Windows, roda que é uma beleza no Linux/Ubuntu. Basta você instalar o tal Wine. O mais surpreendente é que você não precisa ter menos de 20 anos para conseguir isso. Fiz tudo em 1 minuto e sem configurar nada. Sensacional.

01/04/2008

Por que não pensei nisso antes?!?!? (uma série sem fim)

Seleção adversa e o mercado de escravos.
Via Marginal Revolution.

Leo

Predictably Irrational

Li Predictably Irrational na semana passada. Leitura de ônibus. É um best-seller de divulgação da behavioral economics, leitura divertidíssima e baseada nos papers do autor, Dan Ariely (home page, blog)
Eu sou bastamte simpático à behavioral economics. Uma das coisas mais impactantes do livro é mostrar como o contexto ou informações irrelevantes influenciam nossas ações. Dois exemplos: I) tentar lembrar os 10 mandamentos deixa os sujeitos da pesquisa mais honestos no experimento; II) fazer um teste com palavras associadas à velhice faz com que os participantes caminhem mais lentamente na saída do laboratório. Bizarro, não? Mas a questão é saber até que ponto esse efeitos são duradouros, intensos e valem para fora do campus do MIT.
Faz uns 10 anos ganhei Irrationality: the enemy within de presente do Mestre Duílio. Eu acho esse um livro mais abrangente, menos pessoal e melhor do que Predictably Irrational. Enfim, a maior utilidade desses livros ainda é o auto-conhecimento. O que não é pouca coisa! Mas, para o exercício diário da Economia, ainda acho que Varian + Coase dão conta do recado.