Economistas na II Guerra

Eu admirava os matemáticos que decifraram o Enigma e foram fundamentais para a vitória na II Guerra. Hoje chegou a minha assinatura do Journal of Economic History e eu aprendi que os economistas também tiveram papel decisivo.
A turma era boa: Leontief, Friedman, Stigler, Kindleberger, Abramovitz e até o Sweezy, entre outros. Enquanto o Leontief usava insumo-produto para decidir que setores destruir, outro grupo usava os anúncios fúnebres em jornais de oficiais alemães para estimar o total de baixas.
O texto tem um monte de causos ótimos. Leia rápido porque o número só fica disponível para não-assinantes por pouco tempo.

(No mesmo número do JEH, eu descobri também que o esterco não foi tão importante quanto eu pensava para a Revolução Agrícola na Inglaterra. Mas isso é outro assunto.)

Concurso para Professor Adjunto na UFPel

A área é Teoria Econômica e são duas vagas. Segundo as orientações da reitoria, o candidato tem que apresentar o título de doutor na hora da posse, mas não na inscrição (que pode ser feita pelo correio e vai até 23 de maio). Por favor, espalhem a notíca. O edital está dispononível aqui:
http://www.ufpel.edu.br/pra/concursos/arquivos/edital_002_2008_prg_site.pdf

Atualização: a vaga é para Dedicação Exclusiva. Portanto, o salário é maior do que o anunciado no edital (que já foi corrigido).
Tecnologia do Blogger.