23/11/2010

Convergência?

Em resposta a um comentarista, aí vão dois gráficos rápidos.
1) A evolução do PIB per capita regional em desvios da média nacional. Nota: sem o DF, o CO fica abaixo da média nacional.





2) O Índice de Theil para os pib/capita dos estados brasileiros (excluindo o DF):

São Paulo cresce mais do que a média, mas perde participação no PIB nacional

É, a notícia é essa mesmo. Ué? Como pode? O negócio é o seguinte: as taxas de crescimento são calculadas a partir das variações dos índices de volume entre 2007 e 2008, enquanto a participação do estado no PIB nacional considera os preços de 2008. Se os preços dos bens em que a economia paulista é especializada crescem mais lentamente que os demais, é bem possível que aconteça o fenômeno descrito no título do post.
Agradeço ao meu colega Miguel Matteo pela explicação. (Antes de ir para o IPEA, ele era o cara que fechava o PIB de SP pela fundação SEADE. Sabe tudo do negócio.)

22/11/2010

José Roberto Afonso

Ele é um autor indispensável sobre federalismo e finanças públicas no Brasil. (Basta lembrar que é um dos pais da Lei de Responsabilidade Fiscal). Mas eu aprendi faz só uns 6 meses que ele produz um excelente informativo distribuído por e-mail. (Nem sei porque demorei tanto para blogar sobre isso...) Vá lá no site e assine logo!

21/11/2010

Diversos

Ah, quem dera ser um blogueiro tão produtivo como o DeLong, o Tyler Cowen ou o Shikida...
Como não sou, aí vão alguns links interessantes que esbarrei ou me enviaram:
- Escravidão e desigualdade, a busca pelo mecanismo causal;
- R é o software que você precisa. Agora é a Forbes quem diz (Obrigado, Urban Demographics);
- V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional (Obrigado, Pedro Fonseca);
- Os amigos da PUC-RS pedem para divulgar que as inscrições para o mestrado estão abertas;
- Republic of Letters. Por favor, clique no link. É sensacional... (Esqueci quem foi que me avisou...).

13/11/2010

Autopromoção Deslavada


Eles estão falando do livro que contém , entre outras coisas bem legais, o artigo que Shikida, Nogueról e eu fizemos.

09/11/2010

MapCrunch, o destruidor do seu tempo livre.

Aqui. Tem algo de hipnótico deixar em "Slideshow" e selecionar Brasil e Hong Kong. (Via BoingBoing).

08/11/2010

Walter Isard (1919-2010)

O criador da Ciência Regional faleceu. Aqui vai seu obituário.
Muito obrigado.

04/11/2010

Dinamica EGO

Obrigado ao Eustáquio Reis pela dica.
Dinamica EGO 1.6 já está disponível.

É com satisfação que comunicamos o lançamento da versão 1.6 de Dinamica EGO (Ambiente para Objetos de Geoprocessamento).

A plataforma de modelagem de Dinamica EGO apresenta excelentes possibilidades para o desenho de modelos espaciais, desde modelos analíticos aos extremamente complexos e dinâmicos, os quais podem envolver iterações aninhadas, retro-alimentações dinâmicas, abordagem de muit-escalas e multi-regiões, manipulação e combinação algébrica de dados em vários formatos, tais como mapas, tabelas, matrizes e constantes -, processos de decisão para bifurcar e juntar fluxos de execução, mais uma série de algoritmos complexos para análise e simulação de fenômenos de natureza espaço-temporal.

Os operadores do Dinamica EGO, chamados functores, são seqüenciados na forma de um gráfico para se estabelecer um fluxo de dados. Através da interface gráfica, modelos são criados simplesmente arrastando e conectando os functores pelos seus portos, os quais representam conectores para tipos de dados. Portanto, modelos podem ser concebidos na forma de um diagrama que tem sua execução de acordo com uma cadeia de processamento de dados. Em suma, essa inovadora e amigável interface gráfica permite a concepção criativa de modelos que verdadeiramente podem representar a complexidade de vários fenômenos geográficos.

Principais novas funcionalidades da versão 1.6

* Suporte para 64 bit: Dinamica EGO pode ser instalado como um programa nativo de 64-bits no Windows Seven 64 e Vista 64.
* Novo lançador de console que permite adicionar modelos para rodá-los sequencialmente.
* Compilação de expressões nativas: Expressões de cálculo de mapas podem ser compiladas em código nativo e com isso aumentar sua performance.
* Ferramenta de otimização de modelos baseada em Algoritmos Genéticos.
* Nova interface gráfica com janelas flutuantes

Veja uma descrição detalhada em http://www.csr.ufmg.br/dinamica/news/news.html

Para baixar Dinamica EGO freeware, seu guia prático, exemplos e base de dados, como também para maiores informações acesse http:\\www.csr.ufmg.br\dinamica.