Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2011

Aluno do PPGOM ganha prêmio

Os colegas do meu emprego anterior continuam mandando boas notícias. Um aluno do mestrado em Organizações e Mercados da UFPel, Rodrigo Nobre Fernandez, primeiro orientando do meu amigo André Carraro, tirou terceiro lugar no XVII prêmio Brasil de Economia com o trabalho "Ensaios sobre Parcerias Público-Privadas: Uma abordagem Microeconômica". A turma mostra como, mesmo distante das capitais, dá para fazer um trabalho jóia.

FPE: um debate sobre critérios de repartição

Por favor, divulguem.

Diversos

Multiple dimensions of regional economic growth: The Brazilian case, 1991−2000

O Guilherme Rezende, colega da DIRUR-IPEA, emplacou o artigo na Papers in Regional Science! A propósito, eu já contei para vocês que o Bernardo Furtado, também colega de diretoria, publicou "Neighbourhoods in Urban Economics: Incorporating Cognitively Perceived Urban Space in Economic Models" na Urban Studies? Para quem não sabe, são periódicos top na área.

Austerity and Anarchy: budget cuts and social unrest in Europe, 1919-2009

Vejam como é legal a vida de um cliometrista . O Hans-Joachim Voth , um bamba da área, fez um trabalho (com Ponticelli) super bacana sobre um tema esotérico: cortes orcamentários e conflitos sociais na Europa no sec. XX. Bastaram os rolos recentes na Inglaterra, para o estudo deles virar super quente.
Nesse post ele reflete sobre o caso e arrisca umas hipóteses muito bem sacadas.

Por favor, não leve esse gráfico a sério demais

Fonte.
Obrigado ao Bernardo Furtado pelo link!

Antônio Barros de Castro

Com certeza, ele era o melhor da turma. O menos ideológico, o mais aberto, o mais atento e culto. (No início da década de 90, enquanto todo mundo só falava do Japão, ele dedicou sua palestra na ANPEC à China). Não cheguei a tê-lo como professor na graduação, mas a sua reputação era ótima.
Na história econômica, eu acho os "Sete Ensaios" uma tremenda obra e, mesmo que a tese da "marcha forçada" seja questionável, não deixa de ser uma grande sacada e muito bem documentada.
Recomendo a sua entrevista no Conversas com Economistas Brasileiros 2.

Atualização: o site do José Roberto Afonso está com todos os links para os textos importantes do Barro de Castro.

Minha mulher, com sabedoria, me impediu de tomar isso

O problema da America Latina?

Uma semana de férias

Caros 1,567 x 10^8 leitores,
Desculpem o silêncio bloguístico, mas a semana foi uma correria só para que eu pudesse tirar uma semana de férias com tranqüilidade relativa.
Eu volto no dia 14! Off-line, eu espero me recuperar do "Brasil maior" e semelhantes.



Diversos