31/08/2011

Aluno do PPGOM ganha prêmio

Os colegas do meu emprego anterior continuam mandando boas notícias. Um aluno do mestrado em Organizações e Mercados da UFPel, Rodrigo Nobre Fernandez, primeiro orientando do meu amigo André Carraro, tirou terceiro lugar no XVII prêmio Brasil de Economia com o trabalho "Ensaios sobre Parcerias Público-Privadas: Uma abordagem Microeconômica". A turma mostra como, mesmo distante das capitais, dá para fazer um trabalho jóia.

30/08/2011

Uma pergunta semi-inocente

Por que os que reclamam da "desindustrialização precoce" do Brasil, não reclamam da alta carga tributária para o nível da renda per capita?

FPE: um debate sobre critérios de repartição

Por favor, divulguem.

De volta ao Facebook

voltei para poder usar o Airbnb e outros serviços. Minha política será: aceitarei qualquer um como amigo (salvo criminosos conhecidos).

25/08/2011

R+ XKCD= Alegria nerd

Aqui. Mas lembre-se que o xkcd é mais do que cartoon. É arte e pode estragar o seu dia.

24/08/2011

Austerity and Anarchy: budget cuts and social unrest in Europe, 1919-2009

Vejam como é legal a vida de um cliometrista . O Hans-Joachim Voth , um bamba da área, fez um trabalho (com Ponticelli) super bacana sobre um tema esotérico: cortes orcamentários e conflitos sociais na Europa no sec. XX. Bastaram os rolos recentes na Inglaterra, para o estudo deles virar super quente.
Nesse post ele reflete sobre o caso e arrisca umas hipóteses muito bem sacadas.

Software para análise de distribuição de renda de renda

DAD. O treco só falta fazer chover. Ele faz os índices, decomposições e análises de dominância que eu conheço e mais um monte que eu nunca ouvi falar.
(Obrigado ao Bruno Cruz pela dica).

22/08/2011

Jaboticabas

Quem viu o gráfico sobre a Prevência Social no Mão Visível, vai se interessar pelo TD 1331: "O Sistema Previdenciário Brasileiro: uma análise comparada" de Roberto Rocha e Marcelo Caetano (meu colega de coordenação).

Conselhos de um banqueiro de 105 anos

"If this downturn culminates in an actual depression, says Kahn, it will end more quickly than the one he endured as a young man, because technology will somehow turn the economy around. ' Sometimes favorable surprises come out of the blue.' ”


Antônio Barros de Castro

Com certeza, ele era o melhor da turma. O menos ideológico, o mais aberto, o mais atento e culto. (No início da década de 90, enquanto todo mundo só falava do Japão, ele dedicou sua palestra na ANPEC à China). Não cheguei a tê-lo como professor na graduação, mas a sua reputação era ótima.
Na história econômica, eu acho os "Sete Ensaios" uma tremenda obra e, mesmo que a tese da "marcha forçada" seja questionável, não deixa de ser uma grande sacada e muito bem documentada.
Recomendo a sua entrevista no Conversas com Economistas Brasileiros 2.

Atualização: o site do José Roberto Afonso está com todos os links para os textos importantes do Barro de Castro.

06/08/2011

Uma semana de férias


Caros 1,567 x 10^8 leitores,
Desculpem o silêncio bloguístico, mas a semana foi uma correria só para que eu pudesse tirar uma semana de férias com tranqüilidade relativa.
Eu volto no dia 14! Off-line, eu espero me recuperar do "Brasil maior" e semelhantes.