26/03/2013

FPE

Meus colegas Rogério Boueri, Adolfo e Clarissa encararam o desafio de elaborar uma proposta de repartição do FPE.
Veja aqui outros post sobre o FPE aqui no blog.

06/03/2013

Vida noturna e violência urbana

Que tal usar o período de fechamento de boites sem alvará Brasil afora  depois da tragédia de Santa Maria para estimar o efeito da vida noturna na violência? (Se não der certo, eu não tenho culpa)

Podres Poderes

Eu já escrevi aqui que o custo de oportunidade de Chávez e Evo não é tão grande assim.   Infelizmente, não existe um Olof Palme local com chances de ser eleito. Venezuela e Bolívia  já tinham instituições ruins e alternavam plutocratas e populistas. E provavelmente continuarão assim.
No mesmo sentido do tweet do Branko Milanovic, aí vai um gráfico que explica boa parte da triste história desses países. 


As Leis Fundamentais da Estupidez

Felizmente, tenho andado bem protegido dos estúpidos nos últimos tempos. Sem querer, contudo, descobri que uma bo'alma traduziu "Leis Fundamentais da Estupidez", do grande historiador econômico italiano Carlo Cipolla.
Em síntese, as leis são:
  1. Sempre e inevitavelmente cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos em circulação;
  2. A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer outra característica desta mesma pessoa; 
  3. Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa um dano a uma outra pessoa ou grupo de pessoas, sem, ao mesmo tempo, obter qualquer vantagem para si ou até mesmo sofrendo uma perda;
  4.  As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem constantemente que, em qualquer momento e lugar, e em qualquer circunstância, tratar e/ou associar-se a indivíduos estúpidos demonstra-se infalivelmente um custosíssimo erro;
  5. A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigoso que existe.