Viva as cotas de importação!

Como vocês sabem, cotas de importação são a forma mais estúpida de protecionismo. Geram aumento de preços dos importados, rent-seeking e nada de arrecadação. Ontem aprendi que elas tiveram tiveram efeitos colaterais positivos para a economia global...
A história é a seguinte: Nixon lutou pelo Multi Fibre-Agreement para proteger a obviamente decadente indústria de roupas norte-americana. O acordo impôs uma baita restrição quantitativa às exportações sul-coreanas. A solução foi levar as fábricas coreanas para outros países não incluídos no acordo, como Bangladesh. Hoje o país é um tremendo exportador de roupas. Bangladesh ainda é bem pobre, o setor tem lá seus problemas, mas umas três milhões de pessoas (90% mulheres) trabalham no setor. As cotas do Nixon, quer diria, apressaram a globalização da produção de roupas.
Eu aprendi tudo isso no ótimo podcast Planet Money. Eles entrevistaram até os envolvidos diretamente na instalação da primeira fábrica em Bangladesh. [Eu fiquei emocionado com os depoimentos (mas acho que só eu me emociono com essas coisas)].

4 comentários:

Philipe disse...

Acho que o Easterly conta essa história no "Elusive Quest...", falando da Desh Garments

Philipe disse...

...mas um problema é o contrafactual, o que poderia ter acontecido.

Leo Monasterio disse...

Putz! Eu li o Easterly, mas não lembro disso. Tal como 99.9 das coisas que já li. Valeu pelo aviso.
Cara, o contrafactuais disso certamente não seria melhor para Bangladesh.

Anônimo disse...

É interessante ver o que ocorreu com a distribuição espacial da indústria após o fim do acordo multifibras em 2005 - quem mais ganhou foi a China, Brasil está entre os maiores perdedores.

Tecnologia do Blogger.