Meu livro de férias: Salsa Dancing into the Social Sciences

Influenciado pela recomendação do Tyler Cowen, eu comprei por impulso Salsa Dancing into the Social Sciences: Research in an Age of Info-glut na Amazon. Vi que o livro não tinha nenhuma tabela, gráfico,ou equação e, ainda por cima, a autora citava Foucault com alguma freqüência. Que desgosto. Mas eu o levei na mochila mesmo assim. Gostei muito. Muito mesmo.
O livro é um guia para pesquisadores em Ciências Sociais e é muito bem escrito e humorado. O argumento central da Kristin Luker: as pesquisa quantitativa tradicional (“canonical social science”) analisa as relações entre variáveis e sua distribuição. O problema é que, muitas vezes, não se sabe quais são as variáveis relevantes. A solução estaria nas pesquisas qualitativas rigorosas, sérias e que contribuam com a teoria sociológica.
O bacana é que a autora não cai na briga juvenil entre pesquisa qualitativa versus quantitativa. Duas amostras do bom humor da autora:
Qual a diferença entre Sociologia e Jornalismo? A Sociologia é mais lenta. (Leo: na verdade, ela se refere à má Sociologia)
"I sometimes think that every social science finding based on a quasi-experiment design (...) is really a selection effect waiting to be unmasked." p.58.
Compre o livro sem medo. Se você for curte pesquisa quantitativa, vai perder um tanto dos seus preconceitos; se você já faz trabalhos qualitativos, vai melhorar a qualidade da sua pesquisa. E se você não faz nada disso, vai gostar mesmo assim.
Por fim, a Salsa Dancing é isso mesmo. Ela sugere a prática de salsa, kickboxing, corrida ou qualquer atividade física suarenta para os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.