Livros-texto de Economia Regional

O novo de Roberta Capello é bem bom, mas o do Philip McCann é - sem sombra de dúvida - o melhor livro de Economia Regional disponível.
Mesmo com o dólar barato, o livro do McCann ainda está caro. A alternativa gratuita é o web book: An Introduction to Regional Economics. Apesar de defasado é uma boa introdução ao campo.
Em Português, infelizmente, não existe livro bom. O do Ademir Clemente é péssimo, o da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional tem alguns capítulos bons, mas tem muitas repetições e é prolixo ao extremo (além do risco de causar afundamento de esterno com suas mais de 900 páginas).

5 comentários:

Anônimo disse...

Salve Dr. Leo,

Realmente não há nenhum livro sobre Economia Regional de autor brasileiro que tenha qualidade. Mas tem uma tradução que, ao meu modesto ver, é boa. O texto FUJITA, M.; KRUGMAN, P.; VENABLES, A. Economia Espacial: Urbanização, prosperidade econômica e desenvolvimento humano no mundo. Ed.Futura, 2002.
A edição original foi publicada em 1999 pelo MIT.
Das quatro partes em que se divide o texto, três são sobre Economia Regional. São treze capítulos curtos que talvez possam oferecer ao leitor uma boa introdução sobre o tema.
Digo talvez porque você é muito mais qualificado do que eu para opinar sobre este assunto.

Abraço.

Marcelo.

Leo Monasterio disse...

Po, Marcelo, o livro do Krugman e turma deve ser bom. O problema eh entende-lo. Eh dificil pra diabo! Eu realmente nunca consegui entende-lo.
Eu fiz um breve comentario sobre ele aqui:
http://lmonasterio.blogspot.com/2007/04/livros-texto-de-nova-geografia-econmica.html

Anônimo disse...

Leo,

relendo meu post, peço desculpas se pareci pedante.
É que confesso que foi o único livro de Regional que li.
E, posto que único, gostei dele (até por falta de outras referências).
O texto não é introdutório, como afirmei (outro motivo para desculpar-me).
Mas é que é o único bom livro de Regional publicado no Brasil.
Pelo menos até sair o seu...
Grande abraço do amigo,

Marcelo.

Leo Monasterio disse...

Marcelo, nao pareceu pedante nao! E valeu lembrar do livro.

Unknown disse...

"Não tá morto que peleia", já diriam os gaudérios de Pelotas. Que bom encontrar um canal de comunicação contigo meu amigo.
Estou lecionando Regional e realmente, para graduação, alunos que não leêm na língua do Tio San, é precário o acervo de Regional nestas paragens tupiniquins. Resultado, misturei o Clemente, o Polese e o Swartzaman numa apostila e assim, aos poucos, estou desenvolvendo um livro de Regional, mas, com muitas ressalvas, é coisa para iniciantes mesmo, alunos de faculdades particulares com média cognição e que se frustram com materiais muito complexos e desvinculados da realidade econômica que os envolve.
Assim pretendo, até o final do ano, ter um material honesto e low price para o público alvo em questão.
Abraços meu grande companheiro do MST.
Ex-Chefe Supremo
Paulo Vagner

Tecnologia do Blogger.