O que estou fazendo...


Trabalhando com dados antropométricos, junto com o Mateus Signorini (ex-orientando e quase economista). Vejam um gráfico das alturas dos gaúchos nascidos entre 1889-1920. Os resultados finais, se tudo der certo para a gente, estarão em algum seminário perto de você. Já adianto que eles não eram altos por causa da imigração. Eram altos apesar da imigração.

5 comentários:

D disse...

Professor;

É impressão minha ou os gaúchos foram ficando levemente mais baixinhos no início do século XX?

Leo Monasterio disse...

Isso aí. Deve ter sido a I guerra, mas a análise econométrica sugere que eles já estavam com altura estagnada antes disso.
Na argentina, os caras tb cairam de altura antes da guerra, mas cresceram durante... vai entender....

mh disse...

Metendo o bedelho (sobre o decréscimo da média de altura):

Tenta cruzar a curva da altura da população com a curva do crescimento das cidades. Talvez ajude a encontrar uma resposta. O meu chute é relativo ao consumo do leite, um dos alimentos mais importantes para o crescimento. O uso do leite para além dos primeiros anos de vida é fundamental para o crescimento. O Japão aumentou a média de altura fazendo campanha para o aumentar o consumo de leite, principalmente por crianças para além da primeira infância.

Meu chute: com o crescimento urbano e a transferência de populações do agro para a cidade, o leite, antes obtido nas próprias unidades domésticas ou por troca entre vizinhos passou a ser adquirido em leiteiro, em troca de dinheiro, o que deve ter reduzido o seu consumo e, por conseqüência, pode ter acarretado uma queda na altura média da população.

De onde vêm teus dados? Eu vi algumas fichas dos prisioneiros da Casa de Detenção (acho que era esse o nome do "cadeião" em Porto Alegre, fins do XIX, início do XX). Me espantei como o povo era baixinho. Concordando com teu estudo, a impressão que tive naquele momento é que TODO MUNDO, europeu, índio, "brasileiro", "castelhano", era muito baixinho. Homens e mulheres. E nem todos eram de origem humilde. Com raras exceções, eram muito mais baixos do que somos agora.

Leo Monasterio disse...

Valeu pelos comentários, MH!

Eu nunca li nada sobre leite, mas a queda no consumo de proteina animal (que ficou relativamente cara) deve ter tido impacto sim.
Vc viu que o paper jah estah no ar?
http://ich.ufpel.edu.br/economia/professores/monasterio/Monasterio_Signorini200807.pdf

Legal isso das alturas na cadeia de POA! Queria contactar vc, mas os teus blogs estao fechados. Vc poderia me mandar seu e-mail?

mh disse...

Vi o texto depois que fechei o comentário. Vou lê-lo.

Meu nome é Martha Hameister e eu cheguei até teu blog após um papo com o Fábio Pesavento. Manda um mail para cristovao_pereira@terra.com (assim, sem o br. é o meu caça-spam) e de lá te direciono para o quente.

Tecnologia do Blogger.