O papel do jornalismo econômico

Qual é o papel do jornalismo científico? Essa é fácil. Traduzir o conhecimento dos cientistas para o leitor inteligente não-especializado. Nada mais nobre.
Qual é o papel do jornalismo econômico?  Deveria ser traduzir o conhecimento dos economistas para o leitor inteligente não-especializado. Traduzir.  Esta é a palavra-chave.  A tradução envolve conhecer as duas línguas. 
Lembrei disso quando me toquei que o Tim Harford  age como um jornalista econômico ideal. Mesmo (ou talvez "Por ser") doutor em Economia por Oxford, ele não sai por aí criando teses: ele recorre à teoria e aos especialistas das áreas. No Brasil, temos os "jornalistas econômicos", deliberadamente ignorantes de Economia, que criam suas próprias explicações equivocadas e polemizam com os profissionais de verdade. Imagine um jornalista de ciência que fizesse o mesmo: "Os professores Watson e Crick dizem que a estrutura do DNA tem uma forma de dupla hélice. Mas eu olhei bem atentamente o meu dedão do pé e percebi que na verdade o DNA tem o formato de uma orelha de burro. Vou até postar o meu modelo de DNA no meu blog: basta umas caixinhas, umas setas, pronto... Ah, que preguiça! Agora vou ouvir uns chorinhos."
Pronto, gastei minha cota e não reclamo mais do mundo em 2008. De volta à programação normal.

7 comentários:

Anônimo disse...

chorinho música ou chorinho de economistas e leitores?

Matheus Lisboa disse...

Perfeito Léo! Me fez lembrar do L.V. Veríssimo (que não é jornalista econômico eu sei) quando inventa de dar pitacos em economia. Tim Hardford é ótimo, seu "O economista clandestino" é prova disso.

aquele abraço
Matheus Lisboa

Leo Monasterio disse...

igor, chorinho me sentido luiznassifeano.

mateus, o LFV eh dureza mesmo quando resolve dar pitacos.

Davi disse...

Me dá dor de barriga ler estas coisas.

É incrível como qualquer pessoa é um técnomista (fazendo uma analogia com os milhões de técnicos de futebol existentes neste país e ao mesmos os milhões de entendidos em economia).

Anônimo disse...

Se você acha o Nassif ruim, tente ver o comentário diário da Míriam Leitão no Bom Dia Brasil. Aí você vai ver o que é jornalista econômico "de verdade".

Abraço

Leo Monasterio disse...

Pois eh, Andre, eu fujo da miriam leitao como quem foje da lepra.

João Melo disse...

Leonardo, seu comentário é totalmente verdadeiro. Gostei. Cada qual no seu cada qual. Apenas uma curiosidade: Quais os "jornalistas econômicos" que você recomenda? Daqui e lá de fora, ok?]
Abraço,
João Melo, direto da selva

Tecnologia do Blogger.