Pesquisador preguiçoso: o mistério dos CTP

O Milton Friendman falava de imposto de renda negativo já na década de 1960 (Capitalismo e Liberdade). Nos anos 90, se não estou enganado, os Cash Transfer Programs (CTP) já eram apoiados pelo Banco Mundial.
A questão é: se o programa gera retornos eleitorais, por que os governos demoraram tanto em implementá-los? Será que os governos viam a "nota de 100" eleitoral no chão e não apanhavam? A explicação fácil é dizer que os CTP foram uma inovação mesmo. Ou seja, ninguém tinha visto a nota. Mas talvez haja uma outra explicação econômica. Uma resposta satisfatória teria que partir de um modelo de Public Choice, em que o objetivo do governo é se perpetuar no poder e não maximizar o bem-estar dos eleitores. Alguém se habilita?
PS: Existem uns textos com perguntas parecidas sobre privatização e nacionalização de recursos naturais.

4 comentários:

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aí, Léo:
acho que pela public choice é direto: o político P sabe que o eleitor E vota nele (P) porque quer medidas que o beneficiem (ao E, claro). então os 80% de Lula divivem-se em:
.a. negadinha que se beneficia diretamente
.b. negadinha que se beneficia moralmente
.c. negadinha que acha que a renda básica é um preço baixo a pagar, por exemplo, pela segurança pública, ou pela contenção da migração rumo a Sumpaulo.
DdAB

Leo Monasterio disse...

Mestre Duílio,
A minha pergunta era na direção oposta.pq demoraram tanto a implementar os CTP, ou pq outros nao o fazem?

Anaximandros disse...

Leo, a premissa tá errada, penso, afinal o CTP nao garante retorno para o eleitor ou bem-estar, etc. Entao, a pergunta continua, por que, mesmo dando tanto retorno eleitoral rapido, nao foi implantado antes na escala generosa que so pt sabe fazer? Provavelmente, por uma questao moral, melhor, a pista talvez esteja na filosofia moral e nao na public choice, ou na public com filosofia moral. Sei lá...abraco e parabéns pela volta, s.

Leo Monasterio disse...

Caro S,
"por que, mesmo dando tanto retorno eleitoral rapido, nao foi implantado antes na escala generosa que so pt sabe fazer? Provavelmente, por uma questao moral,"

Políticos com questoes morais? Isso sim é dificil de acreditar...

Tecnologia do Blogger.