Por que os brasileiros emigram tão pouco?

Quem me perguntou foi o Tyler Cowen. Antes de tudo, eu não achava que isso era verdade. Supondo que seja, quais seriam as explicações?
- A língua;
- A baixa escolaridade dos potenciais emigrantes;
- A economia fechada. A evidência seria Governador Valadares, que só virou o pólo de emigração devido aos campeonatos de asa delta. (ao menos é o que reza a lenda).
E então? Alguma outra resposta?

4 comentários:

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

Olá, Leonardo!

Não sou economista mas vou tentar brincar também, também assumindo que a hipótese do Tyler Cowen seja verdadeira.

Meu primeiro chute seria que viver no Brasil não seria tão ruim assim. De fato, até recebemos um bom número de imigrantes. Mesmo dados todos os problemas brasileiros, não há tanto incentivo para a emigração. Este é um chute meio bobo, diria, eu não saberia como quantificar os aspectos relevantes para o tema etc. etc.

Uma hipótese mais plausível/verificável é que o custo da emigração seria muito alto no Brasil. Há vários problemas logísticos que dificultam a emigração - especialmente a ilegal. Quem teria condições de emigrar já teria condições melhores - e não precisaria partir.

Também cogito que haja bastante oportunidade de migração dentro do próprio Brasil. Por que alguém migraria para os EUA se pode migrar para o DF?

Que diz dessas hipóteses? Fazem sentido? Errei feio?

Até!

Rafael Guthmann disse...

[i]- A baixa escolaridade dos potenciais emigrantes;[/i]

Na verdade baixa escolaridade é o maior incentivo para imigrar para os EUA. Já que os empregos com o maior diferencial de salários nos EUA para o Brasil são os empregos de baixa qualificação. Empregos de alta qualificação pagam bem no Brasil.

Rafael H M Pereira disse...

vc e o TC levantam bons pontos. Eu adicionaria na lista os fatos de que:

(1) o Brasil é longe (espacialmente mesmo) de países mais ricos, o que torna alto o custo inicial do migrante. (2) nas últimas décadas o Brasil não passou por nenhum grande conflito que gerasse 'refugiados'

Tânia Virginia disse...

Na minha concepção anã, existe uma dessas pequenas pernas que diz que algo está relacionado ao preconceito contra os latino-américos; bojo este no qual o Brasil não se enquadra tanto por aqui em vista da língua; mas lá fora somos todos hermanos e gêmeos idênticos. Um abraço, Leonardo.

Tecnologia do Blogger.