Grand Pursuit: the story of economic genius, minha leitura do feriado

5 comentários:

Drunkeynesian disse...

Coincidentemente comecei a ler no fim de semana e já estou meio puto porque ela ignora Smith, Ricardo, S. Mill, etc, e começa direto no século XIX (faz referências, claro, no fim do livro provavelmente isso vai compensar a omissão). Quando terminar, escrevo minhas impressões (e aproveito as citações que você teve o trabalho de marcar, claro) :-)

Leo Monasterio disse...

O livro tem muitas lacunas ( nem poderia ser diferente) e é escrito considerando a crise de 2008. Tanto é que o ponto alto sao os debates entre guerras. Contudo, jah vale a leitura nem que seja pelas fofocas.

Anônimo disse...

Prezado Leonardo,
É a primeira vez que comento em seu blog. Sou um leitor regular, mas a timidez é meu defeito. =)
Em relação ao livro, recomendo a resenha crítica do Prêmio-Nobel-todo-poderoso Robert Solow. Me pareceu uma análise muito boa. Segue o link:

http://www.tnr.com/article/books/magazine/95492/sylvia-nasar-grand-pursuit?passthru=ZjdhNDQxNGJhNzA1YmE2NjQ2ZTJiNGEzZWI1MTQ3YTk

Bom, parabéns pelo blog. Suas dicas e comentários são muito bons.
Abraços,
Jorge

Ps: Gostaria de um conselho seu: para realizar pesquisa em História Econômica, quão rápido é preciso ler? Sei que é uma pergunta meio estranha, mas demoro muito em um único livro. E, dado minhas pretenções de pesquisas, é preciso maximizar o uso dos recursos! =) Grato!

Leo Monasterio disse...

Claro Jorge,

Muito obrigado pelas generosas palavras e pela dica. O texto do Solow parece super bom, mas eu nao consegui acessar a versao ungated. Vc sabe onde conseguir?

Sobre a questao da velocidade, eu nao sei te dizer. Eu leio muito rapido (ok, nao sou o tyler cowen), mas esqueco mais rapido ainda. Entao talvez seja melhor fazer leituras mais atentas. COmo disse o SOlow a virtude mais desejada de uma historiador economio eh a tolerancia ao pó. Abracos,

Anônimo disse...

Leonardo,
Realmente não conheço outra versão além do site ao qual me referi.
Só para complementar o rol de "críticas literárias", achei esse paper na NBER sobre o livro:

http://www.nber.org/papers/w17607

Ao que parece, ele está dando o que falar por lá.
Obrigado pela resposta. Acho que pelo jeito vou ter que fazer um cursinho de Leitura Dinâmica... =)
Abraços,
Jorge

Tecnologia do Blogger.