O dia em que FHC mandou um recado para mim

Muitas luas atrás, eu escrevi FHC errou? a economia da escravidão no Brasil Meridional. Calculei, com uns chutes, a taxa de retorno da escravidão no RS e argumentei que o FHC - no ótimo "Capitalismo e escravidão no Brasil meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul"- errou ao afirmar que a escravidão era intrinsecamente ineficiente. Meu ponto é que foi o boom do café que valorizou o câmbio e levou à "falta de braços" na charqueada gaúcha. Enfim, antes de virar modinha no Brasil, eu falava de doença holandesa.
Meu texto teve impacto nulo. Quase ninguém leu, ninguém cita. Até ficou de fora do guia bibliográfico sobre a escravidão no RS.
Qual não foi minha surpresa quando nessa entrevista do FHC  o entrevistador volta ao tema:


 Ele pergunta o que FHC acha dos pesquisadores "mais jovens" que apontam que a causa da decadência da escravidão na charqueada estaria na doença holandesa. O FHC responde "Os mais jovens tem que descobrir buracos nos mais velhos. E é possível que encontrem mesmo."
Depois ele volta a usar as categorias marxistas e mantém a sua posição original. Legal!
Muito obrigado, Thales, pelo envio do link!

Um comentário:

Renato disse...

Leonardo: o único lugar em que você *não* pode analisar criticamente as "vacas sagradas" e seus textos é na academia. Pode até cair um raio em sua cabeça.

Abs

Renato

Tecnologia do Blogger.