Café com leite na veia e o desemprego

Eu tenho uma tese para essa aberração e  semelhantes. Elas são só o efeito colateral do baixo desemprego atual. Nos momentos de boom, os mais competentes sobem para ocupações mais exigentes e abrem espaço para menos aptos e novatos na base do setor de serviços. Dada a baixa qualificação da mão-de-obra nacional, o problema fica bem grave. 
(Eu também tenho notado uma queda na qualidade do atendimento dos restaurantes. Mas isso pode ser apenas porque estou ficando um velho ranzinza.)

6 comentários:

Anonymous disse...

Eu também tenho uma tese: shit happens.

sem ironia (sério)

Anônimo disse...

Prezado Leo
Tú não está ranzinza, pelo menos se o indicador for este (até acredito que sim, está ficando sim!).
Meu pai tem comércio (atendimento ao público - alimentação) e tem reclamado muito da mão-de-obra; que não presta, muito ruim, não sabem ler nem escrver, quanto mais falar!, etc...
E explico para ele que os pretendentes a estas vagas no compercio são o resto, a exclusão dos excluídos, pois aceitar trampo de 10/12h, sem feriados e sem fim de semanas por algumas merrecas de reais...só sendo muito ruim mesmo.

Nem conseguir uma vaga como pião de obra, que não trampa após as 17h, não trampa fds e nem feriados, ele consegue, logo ele deve ser(e é) muito ruim.
O reflexo: alto índice de rotatividade, absenteísmo, brigas - problemas com clientes e companheiros de trampo, e até problemas relacionados a segurança!

Portanto, sua observação faz todo sentido. Vc não está ranzinza por isto.

Brados
Martins

Leo Monasterio disse...

Shit happens, eu concordo. Mas algo deve explicar a variação nas taxas ( além de dizer que a vida não faz sentido, som e fúria, essas coisas).

Martins, vou usar a sua afirmação de que não estou ranzinza em discussões domésticas. Grato!

Paulo Simões Diniz disse...

Leo, este fenômeno que vc descreve não acontece só no setor de serviços. Trabalho em uma grande multinacional que atua na área industrial, comercial e de serviços. Os padrões de contratação tem que ser constantemente rebaixados porque falta mão-de-obra. Especificamente na área de controladoria, estamos admitindo pessoal na área contábil, em cargos iniciais, sem o preparo necessário e depois tentamos atualizar o funcionário por meio de cursos internos e externos. Até lá a produtividade cai muito.

Anônimo disse...

Visita do Lula a Cristina K. Quero ver quanto vai custar esta visitinha para o contribuinte brasileiro...

Anônimo disse...

Há quem diga que quem viajou foi o presidente de fato, enquanto o de direito ficou gerenciando a casa...

Tecnologia do Blogger.