A verdadeira doença hollandesa

As questões de finanças públicas da  entrevista do Secretário de Política Econômica à Juliana Rosa já foram criticadas pelo Mansueto com a excelência habitual. Eu acrescento dois pontos questionáveis da visão hollandesa.

1- IPI, o abusado:

Ele disse (15:20):

"Quando algum setor acumula estoques é importante que o governo fique atento a isso. A fase seguinte é a redução da produção, férias, parada técnica, férias coletivas e depois demissão. É preciso estimular a desova desses estoques em setores importantes da economia... Esses tributos são usados para controle de atividade econômica de curto-prazo. Flutuações um, dois, três meses é feito algum tipo de alteração no tributo."
O IPI é regulatório, mas não deve ser o instrumento para controlar estoques de setores no curto-prazo. 
Eu nem vou entrar na discussão dos efeitos das isenções sobre as finanças estaduais e municipais. O que me assombra é, primeiro, almejar esse micro-controle da economia (imagine as oportunidades de rent-seeking que isso abre!). Em segundo lugar, essa prática, mesmo se possível, congelaria a estrutura setorial da economia. Sem mudança estrutural, não há desenvolvimento econômico.

2- Câmbio, o incompreendido:

Em certo momento (29:40), o secretário afirma:
"Um câmbio mais competitivo é sempre bom para o médio e longo prazo."
Mas em outro momento (8:15), ele disse em tom celebratório:
"Hoje a família brasileira consome (...) internet, celular, smartphones, IPh.. tablets e diversos."
As pessoas tiveram acesso a esses bens importados devido ao câmbio valorizado (e a despeito das tarifas de importação). Não dá para ver que a segunda frase é a evidência empírica que nega a primeira?

Um comentário:

"O" Anonimo disse...

O comentário do Holland sobre o IPI é assustador. Eu acho difícil de acreditar que um pais que consiga oferecer esgoto e água encanada para mais da metade da população de sua capital possa ter uma política econômica tão amadora.

Tecnologia do Blogger.