Por que tem tanta besteira na internet?

Devido à queda  queda dos custos de disseminação da informação.* É sempre assim: a cada choque tecnológico, um monte de gente começa a publicar, uns se ofendem, outros amam, todos chiam e, com o tempo, a poeira assenta e bola para frente.
A queda no preço do papel e a tipografia levaram ao boom da imprensa:

Os poderosos reclamaram. Um monte de intelectuais da Europa moderna puxaram cana ou foram censurados. Então, John Milton, Stuart Mill, Voltaire e turma começaram a longa luta contra a Igreja e o Estado pela liberdade de expressão.
Com o tempo, a liberdade de expressão virou um princípio e as pessoas ficaram insensíveis. Liberaram a impressão de heresia e se pôde falar mal do governo. Ninguém mais se importava taaanto assim. (Claro, trato apenas das democracias liberais)
Aí chegou a internet. Qualquer imbecil pode berrar com custo zero. E -surpresa!- os idiotas berram. E berram  para o globo inteiro. Os choques "culturais" entre os idiotas e os inteligentes geram tragédias, mas também ótimos momentos (Correa X John Oliver).
Minha previsão: com o tempo, vamos nos acostumar que sempre haverá algo ofensivo na web. Alguém vai sempre ofender tua política econômica preferida, religião ou gosto musical.  Os calos emocionais se formarão e menos e menos gente se incomodará.**
Enfim: como disse o filósofo J Rodrigues: "Deixa que dizem, que pensem, que falem."

*Nota: esta hipótese não entra em choque, eu acho, com a minha teoria anterior.
**Ou então os filtros de inteligência artificial nos protegerão da estupidez alheia.

5 comentários:

Rafael H M Pereira disse...

Boa! Acho que um risco real da gente se acostumar com asneira na internet eh nao se incomodar em colocaar nossa propria opiniao e discodar quando ve algo bizarro (para nosso ponto de vista, claro). Daih nos tiramos do debate publico de certa maneira... Tah ok, comentarios de internet sao um pessimo espaco para debate publico (soh o Leo deve ter lido esse comentario ateh aqui). Mas enfim, se acostumar com besteira na internet e se eximir pode contribuir para a besteira perpetuar.A essa altura, eu ja nao sei pq perdi tanto tempo escrevendo esse comentario.

Leo Monasterio disse...

Rs rs rs.
Abração!

Anônimo disse...

O que me intriga é o efeito que as besteiras na internet têm no debate e nas ações reais. Hora ou outra, mesmo quem evita cair nas besteiras acaba se acostumando a ler, e acaba se sentindo pouco desafiado nas suas posições olhando os imbecis do outro lado.

Anônimo disse...

No caso, eu vejo muita gente inteligente das mais variadas posições compartilhando asneiras dos imbecis com posições contrárias.

Além de todo mundo ter o palhaço alheio do qual rir, ainda perde-se tempo tentando justificar que algo é válido apesar dos idiotas que defendem de forma caricata.

Enfim.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista as pessoas estão ficando mais burras com o recurso da internet, muita bobagem e pornografia.

Tecnologia do Blogger.