Médico negro ou branco?

O professor da UFES está errado. Tudo mais idêntico (mesma formação e experiência), faz mais sentido preferir um médico negro a um branco. O motivo é simples: estatisticamente, ele ralou mais do que o branco para chegar onde está. Logo, em média, deve ser mais inteligente ou motivado do que os que tiveram um caminho mais fácil.  Além disso, se ele for bem-sucedido na carreira médica, significa que ele é tão bom que conseguiu vencer o preconceito dos pacientes.

Notas:
1) Claro que é um jeito bem estúpido escolher o médico com base na cor, né?
2) Se foi isso mesmo que a matéria conta, o professor não deveria ser demitido. Deveriam debater, mostrar que o cara está errado, apresentar argumentos etc. A universidade é o lugar para falar besteira e ser criticado; não para ser demitido por ter falado besteira.
3) Em termos do Judea Pearl, a associação inversa entre duas características independentes que contribuem para o resultado é gerada por "conditioning on a collider".
4) Sim, uns 20% do decil mais pobre do Brasil são brancos. O mesmo raciocínio se aplicaria a um médico vindo dessa camada: em média, ele é melhor que um médico com idêntica formação vindo dos estratos superiores.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.