Adam Smith e as desigualdades inatas

Como escrevia bem, o danadinho:




6 comentários:

Anônimo disse...

Doutor Léo, sempre me interessei por economia mas só agora tive tempo para começar uma faculdade. Logo no começo do curso na Federal que estou estudando percebi que vai ter muuuuuita heterodoxia pela frente... Será que você poderia indicar livros para alguém que está começando na economia? Quero estudar por conta própria para não ser contaminado pelo pensamento heterodoxo kkkk

O que você recomendaria para macro 1, micro 1, etc.
Ainda é cedo para econometria porque tenho que passar pelas disciplinas de cálculo e estatística.

Se puder ajudar eu agradeço!

Leo Monasterio disse...

Olá anônimo,
Olha só, eu acho que vc deve mesmo ler os autores heterodoxos clássicos durante a graduação. Marx, Keynes e turma são gigantes e a graduação é a hora de lê-los para valer de alma aberta. (Vc vai descobrir que um monte de gente que se diz marxista, nunca leu direito).
Tem dois livros que eu sempre recomendo para quem está em Introdução a Economia: Hidden Order do David Friedman e o Peças e Engrenagens das Ciências Sociais do Jon Elster.
Boa sorte e sucesso no curso!

Abraços,
Leo

Franco disse...

Leo,
Sou calouro de economia na UFSC e seu blog foi um dos grandes motivadores a escolher esse curso. Acho que eu descobri ele a uns 2,3 anos na lista de um outro blog e hoje me da vontade de fazer pós e seguir carreira acadêmica. Quando sai a nova edição do manual de sobrevivência?

abraço

Anônimo disse...

Puxando pelo comentário do anônimo sobre ortodoxia e heterodoxia, o que acha dessa matéria:http://www.cartacapital.com.br/revista/828/catedral-em-reforma-7457.html

Anônimo disse...

Errei, na verdade era sobre esse artigo aqui:http://www.cartacapital.com.br/blogs/o-brasil-no-mundo/mitos-do-debate-entre-ortodoxos-e-heterodoxos, desconsiderar o primeiro comentário. E você pode indicar onde ler matérias de economia com menos viés? Sempre leio CartaCapital e Veja, pis tem posicionamentos ideológicos diferentes.

Leo Monasterio disse...

Olá Franco,
Poxa, fico feliz mesmo em saber que motivei vc na escolha do curso! Como vc já deve ter sacado, a Economia é muito interessante mesmo.
Sobre o Manual, a previsão da Editora é para meados de 2017. Avisarei aqui.

Caro anônimo,
Achei o texto bem fraquinho (e já foi escrito várias vezes). A propósito, de onde o autor tirou que o Stiglitz ganhou DOIS prêmios Nobel???Recomendação de leitura :
"A Miséria da Crítica Heterodoxa" do Marcos Lisboa e as réplicas.
"the death of neoclassical economics" do david colander.

Abraços,
Leo.




Tecnologia do Blogger.