Razão de masculinidade no mundo e nos estados brasileiros

Esse ótimo post mostra como fazer o gráfico do número de homens por mulher a cada idade por país. Fica bem claro que nascem mais homens do que mulheres e que tal taxa despenca na 3a idade. Também me chamou atenção como essa queda ocorre  mais cedo nos países ex-comunistas. Vodka e cigarros devem ser os responsáveis.


No Twitter, perguntei se alguém tinha um gráfico desses para o Brasil. O Rodrigo Godoy Conejo (@RodrigoGConejo) fez os belos gráficos abaixo. Legal ver como ainda há estados na Região Norte com perfil demográfico de regiões de fronteira, ie com mais homens do que mulheres em idade ativa.
A aumento recente da violência no Nordeste cobrou seu preço: a taxa cai bem mais rápido em Alagoas e no Ceará.
Eu só não tenho ideia do que acontece no DF. (A taxa de homicídios não é tão alta -para o padrão brasileiro-,  mas será que o setor público atrai um número extraordinário de mulheres?)



2 comentários:

Renato disse...

Olá Leonardo,

Eu vi esses gráficos do Rodrigo e fiquei com essa história do DF na cabeça.

Daí resolvi usar os microdados da amostra do censo de 2010 para verse achava algo.

Seguindo o seu palpite, eu primeiro fiz o cálculo excluindo os funcionários públicos federais (exceto militares), mas isso aumentou ainda mais o desequilibrio.
Outra ideia que tive foi sobre o número de secretárias. Fazendo o mesmo exercício de exclusão, a razão fica um pouco melhor, mas ainda bem longe do esperado. Mesmo assim, a proporção de secretárias teria que ser absurdamente maior em Brasília em comparação com o resto do país para explicar a diferença.

http://rsvieira.com/plot1.html

Daí pensei em comparar Brasília com Gôiania e com interior de Goiás. Tem aquela história de que as meninas saem para estudar/trabalhar na capital e homens ficam lá largados no interior. Acho que a comparação indica que essa questão pode ser outro fator importante pra explicar as diferenças entre a razão nos estados brasileiros:

http://rsvieira.com/plot2.html

Leo Monasterio disse...

Olá Renato
Bom ter notícias suas!
Obrigado pelos gráficos. Vou atualizar o post com os links.
Realmente, é bem misterioso.
Abraços,
Leo.

Tecnologia do Blogger.