Como era o Brasil Império?

Todo mundo têm o direito de ser monarquista, flamenguista ou cambista.  Só não dá para ser vigarista. Esbarrei em textos sobre o Império que inventam números absurdos. Vamos aos fatos.

Aspectos econômicos:
  • O Brasil era muito pobre. Em 1872, Brasil tinha PIB per capita menor do que a Somália de hoje. Não era só que o Brasil era pobre, mas o país ficou para trás perante o resto do mundo durante o Império. Em 1820, Brasil tinha o 18o PIB per capita dos 48 países sobre os quais há dados.  Em 1870, nosso país era 42o. de 67 países. A comparação com os EUA também mostra o mesmo fenômeno: o país passou de 50% do PIB per capita norte-americano para pouco mais de 20% (Maddison).
  • Rola no submundo da internet que a Economia Brasileira era a 4a do mundo no Império. Lorota. Era a 22a do mundo. Vejam a lista:

  • Não havia equilíbrio fiscal. É verdade que o Império não era caloteiro, mas a dívida interna passou de 14 mil contos de réis (1830) para 434 mil contos (1889) (Ordem do Progresso, p 23). Além disso, veja o que aconteceu com a dívida externa:


  • O gráfico acima foi retirado do sensacional "Inglorious Revolution – Political Institutions, Sovereign Debt, and Financial Underdevelopment in Imperial Brazil", do William Summerhill: 

 
  • A capa do livro, a propósito, representa o Governo Imperial distribuindo crédito para os cafeicultores às vésperas Abolição.
  • Os preços pelo menos dobraram no Brasil entre 1830 e 1889. Nos EUA , caíram 10% e na Inglaterra, 30% no mesmo período. (Fonte: Ordem do Progresso, p. 19.)
Aspectos sociais:
  • Em 1872, 16% da população era escrava (Censo de 1872). Sempre é bom lembrar que o Brasil foi o último país do Ocidente a acabar com a escravidão. ("Ah, mas a MembroDaFamíliaReal era contra a escravidão". Nenhum mérito. No século XIX, todo mundo já se pronunciava contra a escravidão);
  • A expectativa de vida  ao nascer era de 27,4 anos (Mello, P. C. (1984). A economia da escravidão nas fazendas de café: 1850-1888. PNPE: Rio de Janeiro.)  e 85% do brasileiros eram analfabetos (Censo de 1872); 
  • Após a Lei Saraiva (1881) só 1,5% da população votou. Antes, é verdade, até que se votava bastante no Brasil, quando comparado a outros países do mundo.
  • Claro que todos os dados  aqui representados são imperfeitos. Os dados de PIB, por exemplo, são muito criticados e talvez realmente estejam subestimados. Contudo, por maiores que sejam os erros, eles não são suficientes para transformar o Brasil nessa maravilha do século XIX que os monarquistas querem pintar.

36 comentários:

Acionista25 disse...

Parabéns pelo blog!Interessante!Então com toda dificuldade pós império evoluímos,né?Porque hoje estamos numa melhor classificação em relação ao PIB.Qual o problema do Brasil ao longo dos séculos?Por quê não conseguimos evoluir como outras nações?(no século 18 tínhamos a mesma renda dos EUA e hoje a produtividade e o PIB é da ordem de 5x). Parece que só crescemos a custa de endividamento,inflação e voos de galinha,sem falar da falta de compromisso com a educação?

Leo Monasterio disse...

Obrigado!
Xi... rapaz, essas são as perguntas de 1 milhão de dólares. Não sei responder mesmo, mas muitas árvores já foram mortas para explicar o assunto e vale a pena mergulhar na literatura.
Abraços,
Leo.

Unknown disse...

Olá. Sou Claudionaldo Gomes Bezerra. Fui seu aluno no curso de Geografia, da UFPEL, em 1996. Lembro-me, com muito prazer, das suas aulas, dos seus ensinamentos. Eles ainda me acompanham!Hoje, sou professor da Prefeitura de Pelotas e do governo do estado do Rio Grande do Sul. Fiquei muito feliz ao ouvir seu nome e a referência à sua pesquisa sobre a relação nome / remuneração, do Ipea, quando ouvia a rádio Verdes Mares, de Fortaleza. Também li a reportagem do G1. Meus mais sinceros parabéns. Um abração. Claudionaldo.

Mário Henrique Puglialli disse...

Olá, Leo Monastério! Parabéns pelo artigo, com excelentes referências. Leo, além disso vejo que pelo menos do ponto de vista da história econômica recente(Fim do império e república) há muitos livros cobrindo esse período. Diferente de outros países. Inglaterra, por exemplo, só encontro livro que analisam a Revolução Industrial e períodos anteriores, como Revolução Gloriosa... O senhor conhece algum livro que avalia os últimos 100 anos ingleses? Principalmente século xx? Parecido com o livro do Fernando Velloso e outros: "Desenvolvimento Econômico. Uma Perspectiva Brasileira" mas à inglesa.

Desde de já agradeço muito,
Abraço,
Mário Henrique Puglialli

Leo Monasterio disse...

Caro Mario Henrique,

obrigado pelos comentários.
Certamente existe algum livro sobre história recente, mas não sei responder mesmo.

Genesis disse...

Muito bom, sou conservador e sempre tinha "uma pulga atras da orelha" com essa historia contada principalmente no "Brasil Paralelo", que não é uma produção horrível, mas é claramente tendenciosa, me parecendo ser por motivos religiosos.

Unknown disse...

Parabenizo pela imparcialidade na apresentação dos fatos.
Mas vejo que é importante adicionar que essas dívidas aumentaram especialmente pela Guerra do Paraguai.
Os próprios gráficos mostram que tudo saiu do controle a partir de 60, quando começa a guerra.

Leo Monasterio disse...

Obrigado pelo comentário. Sim, a Guerra do Paraguai teve um tremendo impacto. Contudo, não podemos desconsiderá-la como se fosse uma catástrofe natural. Afinal, também foi resultado das decisões políticas do Império.

Professor Ney disse...

Colocar o Brasil como o 18º PIB (coisa que não existia na época) num ranking de 48 países em 1820 foi, no mínimo uma suposição tendenciosa, pois o Brasil ainda pertencia ao Reino de Portugal, então esse PIB jamais seria do Brasil, mas sim de Portugal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Claudiomar disse...

Último país do Ocidente a abolir escravidão..
Pelamordedeus, porque uma mentira contada 1000 vezes é sempre levada como verdade? Mauritânia aboliu a escravidão só em 1981, quase CEM ANOS depois do Brasil...
Será se a gente pode pesquisar um pouquinho mais e parar de ficar compartilhando fake news?
Pelamordedeus

Leo Monasterio disse...

Claudionor,

Leia novamente. Eu escrevi "último país do Ocidente a abolir a escravidão"

Unknown disse...

Leonardo, a Guerra do Paraguai foi SIM uma catástrofe natural. Diga então quais as decisões do império que levaram um país pobre se lançar numa fortíssima campanha militar que o arrasaria por completo?

A guerra é esperada e arquitetada apenas por Solano Lopez. Aliás, é justamente essa a razão dos sucessos paraguaios iniciais: o Brasil nunca esperava que o Paraguai tivesse planos megalomaníacos (formação do "Grande Paraguai", com partes da Argentina) e se lançasse em campanha suicida, invadindo o Brasil. Toda a dinâmica pré-guerra está descrita na excelente obra do Prof Doratioto (UNB), a obra "Maldita Guerra".

Sobre escravidão, todos esquecem que os Estados Unidos, enquanto país independente, demorou mais que o Brasil para abolir a escravidão. Só o fez por meio de uma guerra civil que custou número imenso de vidas. Justamente o que o imperador sempre quis evitar. Tanto foi que a Princesa Isabel forçou uma barra para que o chefe de governo fosse trocado (sai o Barão de Cotegipe e entra João Alfredo de Oliveira) e Lei Áurea votada.

E me desculpa, mas fui buscar os dados e o PIB per capita da Somália hoje é de 434 dólares, e o do Império do Brasil em 1870 era de 713 (para valores de 1990, deve estar bem maior hoje).



Pedro Loyola Miranda

Leo Monasterio disse...

Caro Pedro,

Obrigado pelo seu comentário.

Não vou discutir a sua interpretação da Guerra do Paraguai como "catástrofe natural" (sic). Igualmente, me abstenho de debater a quão abolicionista era de fato o imperador.

Já sobre PIB per capita, não precisa se desculpar: você está errado. Não se pode comparar os dados do Maddison (disponível em "http://www.ggdc.net/maddison/oriindex.htm" ) com os do World Bank, que não chegam até 1870. São metodologias distintas. Eu mesmo sou crítico dos números do Maddison, mas é obrigação se ater à mesma metodologia. Eu te peço para ver a fonte dos dados que indiquei no post com seus próprios olhos.

Aquele abraço!

Unknown disse...

O Leonardo Monastério deveria estar com tanto ódio quando escreveu o texto que além de não ter sido nem um pouco imparcial,fez questão de nos chamar de vigaristas!
Engraçado é que ele estava tão preocupado em nós denegrir que acabou cometendo erros grotescos!

Começo dizendo que ele afirma que o Brazil era apenas a 22° economia do Mundo, mas mostra um gráfico em que o Brazil aparece na 19° colocação! Hehehe...

Apesar do Maddison ter feito um trabalho interessante sobre economia no Mundo, já existem uma série de novos autores refutando e provando vários equívocos no levantamento que o Maddison fez!
Por exemplo,em alguns casos sobre renda per capita, o erro chega a mais de 100%!
Isso ocorreu em dados de muitos países!
Outra informação importante é que cerca de 90% dos nossos documentos históricos foram criminosamente adulterados pelos republicanos!
Sem falar dos documentos que foram destruídos!
Em resumo, o Maddison utilizou dados fornecidos pela ONU que por sua vez foram fornecidos pelo nosso Governo Republicano!
Imagina só se iriam falar bem do nosso período imperial!

Ele disse que o fato da Família Imperial se pronunciar contra a escravidão não era mérito, pois no século 19 todo mundo fazia isso, mas esqueceu de dizer que aqui no Brasil isso não acontecia! Aliás, era uma das coisas mais raras de acontecer!
Lembrando que o Partido Republicano votou contra todas as leis abolicionistas!

Eduardo PoA disse...

Tenho a mesma impressão: um forte conservadorismo católico querendo reescrever a história, inclusive com a participação de membros da família real.

Eduardo PoA disse...

Ou seja, o período imperial de D. Pedro II era uma maravilha, não é? Li Mauá, o Empresário do Império, do Caldeira, há muitos anos. Ali aparece uma elite agropecuarista reacionária e mal-informada, pressionando o tempo inteiro o imperador, a fim de que a industrialização e a visão modernizadora do Barão de Mauá não vingasse de jeito nenhum.

Anônimo disse...

Qual é a fonte dessa lista de maiores economias em 1870? Achei algumas coisas estranhas. Por exemplo, Tchecoslovaquia está na lista, mas o país só passou a existir em 1918.

Leo Monasterio disse...

É o Maddison (o link está no texto).
Não tem problema nenhum calcular o PIB de países inexistentes. Vc usa os dados locais para reconstruir as fronteiras atuais.

Regis Koda
• Fotógrafo
disse...

Ola professor. Gostaria de saber mais sobre a expectativa de vida no seculo XIX e como vc cita “Mello PC 1984”, eu gostaria de encontrar esse material. Vc pode me passar mais info sobre ele? So com estas infos nao consegui nada.
Obrigado

Leo Monasterio disse...

Olá,

Trata-se da tese de doutorado em Chicago do Pedro Carvalho de Mello publicada no Brasil como : "A Economia da Escravidão nas Fazendas de Café: 1850-1888. 2v PC MELLO - Rio de Janeiro: IPEA, 1984".

Para a expectativa de vida, veja:
MELLO, Pedro Carvalho de. Estimativa da longevidade de escravos no Brasil na segunda metade do século XIX. Estudos econômicos, v. 13, n. 1, p. 151-179, 1983.

Regis Koda
• Fotógrafo
disse...

Ola prof. Procurei o material mas não encontrei disponível. O sr teria em pdf para compartilhar?

Leo Monasterio disse...

Não tenho. Lamento.

Regis Koda
• Fotógrafo
disse...

De qualquer forma, obrigado prof.

Anônimo disse...

o maddison não e confiável.isso ai que vc colocou nesse blog e uma mentira viu,!

Sei lá disse...

Poderia me dizer algumas das fontes que refutam Maddison?

Anônimo disse...

VIXI, na parte ai da economia o cara errou feia ai, tá errado kkk a Checoslováquia só surgiu em 1918! tá errado ai.

Leo Monasterio disse...

as estatísticas históricas são reconstruídas para refletirem as fronteiras atuais. Com isso, é possível tem estimativas inclusive de países que não existiam na época.

Anônimo disse...

Olha o maddison já se poder ser refutado, em 1820 o Brasil fazia parte ainda de Portugal em 1822 virou um país independente, O Império do Dom Pedro II fez investimentos que sinceramente ter uma economia entre a 10 e 22 do mundo não teria condições de fazer,o réis do império valia o mesmo que o dólar veja:
Em 1825 > 1US$ dólar = 1 conto de reis e passa a equivaler em:
1850 > 0,58US$ dólar = 0,58 conto de reis.
1875 > 0,55US$ dólar = 0,55 conto de reis.
_
O comércio internacional brasileiro tinha alcançado um valor total de 79 bilhões de réis entre 1834 e 1839. Esse valor continuou a crescer anualmente até chegar em 472 bilhões entre 1886 e 1887 (um aumento anual de 3,88% desde 1839).
_
O Império tinha entre a quinta e sexta potência naval do mundo e possuía os navios de guerra mais poderosos do hemisfério ocidental.
_
Como disse o Império para conseguir trazer o progresso e a modernidade do mundo do século 19 com uma economia dessas ai impossível de fazer.
_
FONTES: Sodré, Nelson Werneck (2004). Panorama do Segundo Império 2ª ed.
_
A História da Civilização Brasileira Senado Federal. p. 265.
_
Parkinson, Roger (2008). A Marinha Vitoriana Tardia: A Era Pré-Dreadnought e as Origens da Primeira Guerra Mundial . Woodbridge: The Boydell Press. p. 128.
_
VASSOURAS um município brasileiro do café, 1850-1900, Stanley Stein, Harvard University, 1957. p. 293.

Leo Monasterio disse...

sobre o primeiro ponto, repito o comentário anterior: as estatísticas históricas são reconstruídas para refletirem as fronteiras atuais. Com isso, é possível tem estimativas inclusive de países que não existiam na época. Ou seja, não importa que o Brasil não fosse uma nação independente.

Sobre o câmbio: vigorava o padrão-ouro. Não surpreende que isso aconteça.

Ok, tenho que verificar os dados, mas 3,9% a.a nominal não é lá grande coisa

"5 ou 6 marinha... " bem... já é um avanço. Os monarquistas costumavam dizer que era a 2a do mundo.

Anônimo disse...

Sobre o Brasil Império ter a segunda marinha do mundo ai e mentira, mas o fato é que o império tinha entre a quita e sexta potência naval do mundo em 1889, Aliás esse desempenho econômico do Império ai está errado tem vários equívocos, em 1870 não existia a Checoslováquia só foi existir em 1918, o conceito de PIB per capita veio dps do século 19, como disse o dólar valia o mesmo que o conto de réis então para saber o verdadeiro poder econômico do Império tem que pegar a economia total do Império e converter em dólares da época ai sim chegar ao resultado final. alias só começaram a calcular o per capita no Brasil em 1948. lembrando que em nenhum país do século 19 não existia o per capita.

Anônimo disse...

Aliás esses dados ai são de 1870 o Império durou até 1889, mas os dados ai estão errado, para aquela época para um país do século 19, o conceito de per capita não existia,porém mesmo que façam a conta ai pegando o PIB do Brasil dividindo pela população e multiplicando pelo número da população, tem que converter em dólares da época.

João Paulo II disse...

Você tá precisando estudar história.

João Paulo II disse...

Brasil Imperio tinha a 2 maior marinha de guerra,era a 5 potência econômica.

Mastee disse...

Fonte= Felipe Dideus (Vamos falar de história?)

Leo Monasterio disse...

"Fonte= Felipe Dideus (Vamos falar de história?)"

Não entendi. As fontes estão no próprio texto.

Tecnologia do Blogger.