Gregory Clark

Ele é uma figuraça. Historiador econômico brilhante, ele deu dois seminários aqui na LSE no mês passado que deram nó na minha cabeça. Suas teses?
1) Não se pode excluir a possibilidade de que a Revolução Industrial na Inglaterra decorreu da seleção de indivíduos mais...hmmm... capitalistas. Sua exaustiva pesquisa histórica mostrou que os ricos tinham mais filhos sobreviventes do que os pobres no pré-Revolução Industrial. Isso teria mudado a composição genética da população e criado as bases para o desenvolvimento que se seguiu.
2) Instituições NÃO importam para o desenvolvimento econômico. Ele mostra que, circa 1300, as instituições das Inglaterra eram mais propícias para o crescimento econômico do que no século XVIII ou XIX.
Claro que ele apanhou um bocado nos dois seminários. Certo ou errado, não dá para deixar de ler. Ele está com um livro no prelo:A Farewell to Alms: A Brief Economic History of the World. Os primeiros 9 capítulos estão disponíveis de graça aqui.

Um comentário:

Packers And Movers Delhi disse...

Get Shifting/Relocation Quotation from ###Packers and Movers Delhi. Packers and Movers Delhi 100% Affordable and Reliable ***Household Shifting Services. Compare Transportation Charges and Save Time, Verified and Trusted Packers and Movers in Delhi, Cheap and Safe Local, Domestic House Shifting @ Packers And Movers Delhi

Tecnologia do Blogger.