A primeira indicação

O Prêmio Eço recebeu a sua primeira indicação. Um dos melhores economistas brasileiros indica um dos piores. Isto é, Alexandre Schwartsman, que tanto sofreu com as críticas da imprensa "especializada", sugere Antônio Corrêa de Lacerda.
Começo com um candidato ao Prêmio Eço que pela sua (falta de) qualificação deveria ser "hors concours":Antônio Correa de Lacerda, segundo quem um bom parâmetro para a Selic seria a taxa de juros dos papéis em reais no exterior, ao redor de 10% a.a.. Há dois erros nesta nada inocente observação:

1) Os papéis brasileiros no exterior simplesmente não pagam IR, ao contrário da Selic. Por outro lado, qualquer residente no Brasil paga, no mínimo, 15% de imposto na fonte sobre aplicações financeiras. Assim, a taxa de 12,75% (vigentes no momento do inspiriado comentário), deduzidos 15%de imposto (caso a aplicação seja feita por mais de dois anos), se torna 10,84%. Se a aplicação for feita por menos de 6 meses (alíquota de 22,5%) seu rendimento se torna 9,88%. Tirando a CPMF (que também não incide sobre transações com papéis brasileiros no exterior), o rendimento líquido da Selic fica entre 9,55% e 10,47% dependendo do prazo da aplicação. Ou seja, na hora que se computam os impostos, sobra muito pouco dos 2,75% que, segundo o Lacerda, poderiam ser cortados da Selic na semana que vem com base nas taxas dos títulos externos. Talvez porque imposto seja um tópico pouco relevante...

2) Compara-se, na profunda análise do Lacerda, a taxa de juros de um dia com papéis de 10 anos ou mais. Para manter a consistência o professor Lacerda deveria criticar ainda mais duramente o Fed. Afinal de contas, o Fed mantém a taxa de um dia a 5,25%, enquanto a taxa de 10 anos está a 4,75%; pela sua lógica o Fed deveria cortar a Fed Funds em 0,50% (mais do que o BC poderia fazer se tivesse o cuidado de incluir os impostos nas suas sofisticadas contas).

A propósito, Alexandre tem um blog: Mão Visível. Muito obrigado e fico no aguardo de novas indicações.

2 comentários:

James Philips disse...

This is James Phillips of zunzun.com, thank you for the reference. Do you have any suggestions for my hobby web site? Google will translate:

Este é James Phillips de zunzun.com, obrigado para a referência. Você tem alguma sugestão para meu Web site do passatempo? Google traduzirá:

James Phillips
zunzun@zunzun.com

fyi disse...

Joao Saad. Depois que ele saiu da Folha minhas manhas de segunda nao sao mais as mesmas...

Tecnologia do Blogger.