Cultura não importa

Os pedidos de reembolso dos gastos dos membros do parlamento britânica eram secretos. Mas vazou um cd contendo todos os valores que eles pediram reembolso no últimos anos. Adivinhem como foi o comportamento dos membros da mãe de todos os parlamentos? Picaretagem geral. Teve de tudo: gasto com comida de cachorro, homem apresentando nota de Tampax e tudo mais.
Enfim, os parlamentares britânicos agiram da mesma forma que os seus colegas brasileiros quando colocados diante da mesma situação. Por essas e por outras é que eu sou cético quanto às explicações culturalistas.

3 comentários:

philipe disse...

Leo, dá uma lida no novo paper da panelinha Guiso-Sapienza-Zingales (QJE Forthcoming): "Cultural Biases in Economic Exchange?"

Rafael P. disse...

Leonardo,

nem tanto à terra e nem tanto ao mar. è obvio que a cultura não é determinante exclusiva de nada (ou quase nada). MAs afimar que ela não importa em absoluto é o equivoco equivalente (diametralmente oposto). O pensamento social brasileiro (com gilberto Freire, Holanda e Faoro) pode ser reduzido a estudos e conclusões tolas inverídicas.


Confesso que, como título do POSTO, a afirmação é ótima: fiquei logo curioso para ler. Mas enquanto debate acadêmico é injusto. enfim, como o proposito do blog é algo intermediário, fica aqui os parabéns!

abraço.

Marcelo Passos disse...

Em meio à tanta picaretagem no Congresso brasileiro, dá um certo alento saber que não estamos sozinhos.
Só queria saber a estimativa do Lula em relação a quantos picaretas temos hoje.
No tempo da música do Paralamas ele tinha estimado em 300...


Abraços.

Tecnologia do Blogger.