Economistas devem ser odiados

4 comentários:

Marcelo Passos disse...

Pode não ser do Marshall, mas a citação é de bom-senso.
Pelo menos, nunca vi um economista popular que fosse realmente bom.
Olha, Leo, vou um pouco mais além: diria que poucos economistas no Brasil sabem ou souberam ser bons críticos e polemistas (o que implica em ir contra a opinião da maioria no momento certo). No Brasil, os únicos bons economistas que souberam remar contra o consenso foram Roberto Campos, Eugênio Gudin, Delfim Netto e Mário Henrique Simonsen.
Os três primeiros se destacam pelo talento retórico (quando escreveram ou falaram), o último se destacava mais pela clareza, pelo rigor e pelas opiniões sempre oportunas e nunca oportunistas.
Uma vez li Simonsen defendendo a implantação da monarquia parlamentarista no Brasil e, mesmo discordando dele, era admirável o rigor de sua análise.
Em comum entre eles, com a exceção do Delfim (que sempre foi mais político), há o fato de terem se posicionado com cuidado em relação as opiniões e modismos heterodoxos que grassavam nos anos 70 e 80.
Furtado, apesar de sua inegável estatura intelectual e capacidade analítica, não tinha muito talento retórico. Também era mais político e endossou algumas práticas de política econômica (que eram bastante populares) e que definitivamente não deram certo no Brasil.
Fora do Brasil, há vários economistas mais críticos e polemistas (no sentido da controvérsia positiva).
Lembro-me de Tullock, Galbraith, Krugman, Stiglitz, Rodrik, Joan Robinson, Friedman etc.
Grande abraço e parabéns pela aprovação no IPEA (primeiro lugar não é para qualquer um...).
Abraço.

Leo Monasterio disse...

Valeu, Marcelo.

Pois eh, mas o que faria o brasil diferente? Isso eu nao sei responder mesmo..

Marcelo Passos disse...

Também não faço a menor idéia.
Só sei que, no Brasil, pessoas críticas e polemistas (no bom sentido) não são bem vistas (embora isto esteja mudando, aos poucos, em parte por influência dos blogs).
Não somos como os franceses, por exemplo, que valorizam o debate.
Abraço e parabéns pela qualidade dos posts.

Leo Monasterio disse...

Pois eh, nos seminarios aqui no brasil todo trabalho eh bonito e maravilhoso. Eu jah segurei minhas criticas construtivas , com medo de que - se eu as fizer apresentados pode achar que eh pessoal. Pois eh, estamos em um equilibrio ruim.

Tecnologia do Blogger.