Mais uma mudança

Eu nunca trabalhei na vida, fui só professor. Ser pago para estudar, escrever e falar com plena liberdade faz da vida de professor um dos melhores jeitos honestos de se ganhar a vida. Bem, agora fui aprovado no IPEA para a área de regional/industrial. Tomarei posse no final do mês.
Lamento ter ficado tão pouco tempo na UFABC. Felizmente, como as disciplinas são trimestrais, eu não terei que abandonar os cursos em andamento. Os alunos, funcionários e professores se mostraram muito dedicados e a universidade parece não ter os vícios das federais mais antigas. (A propósito, a UFABC está com um concurso aberto para professor! ). Agradeço e espero que eles compreendam a minha escolha profissional.
Não sei direito o que me espera por lá, nem como é a vida em Brasília. Sempre gostei de morar em vizinhanças jane-jacobsianas e Brasília- ao menos à primeira vista- é o oposto disso. O blog seguirá o mesmo e eu continuarei pesquisando em história econômica quantitativa não só porque gosto, mas também porque estou comprometido com projetos financiados sobre o tema.
PS1: Sugestões de hospedagem temporária em Brasília?
PS2: Nas últimas semanas, eu tive que apagar os comentários de leitores que tratavam da minha posse no IPEA. Peço desculpas, mas eu não queria tratar do assunto aqui antes do tempo.

13 comentários:

André disse...

Leonardo, parabéns pela aprovação no IPEA. Fiquei com duas dúvidas lendo o seu texto: existe curso de economia na UFABC? Se sim, qual o enfoque dele (muita econometria, muita história econômica, etc, etc...)?

Quanto à Brasília, estive lá durante 5 semanas ano passado fazendo um trabalho. Fiquei no setor hoteleiro, o que parece ser a pior opção pra quem vai ficar lá por um bom tempo (é longe de tudo). Procure um apartamento nas quadras residenciais e leve o carro pra lá (transporte público é uma calamidade).

Abraço

Leo Monasterio disse...

A UFABC eh bem diferente: tem o bacharelado em ciencia e tecnologia e depois o cara escolhe se vai fazer fisica ou as engenharias. Eu dava aula para essa turma.
No ano que vem vai surgir o bacharelado em ciencias humans na UFABC. O sujeito entra e depois escolhe se faz economia, politicas publicas ou filosofia (???). A cara do curso estah sendo decidida e eu nao sei como vai ser.
De qq forma, como a universidade tem um monte de gente com base quantitativa pesada e nao deve ser dificil buscar uma aproximacao.
Valeu pelas dicas.

Anônimo disse...

Leornado,

o ipea fica bem proximo do setor hoteleiro norte, se voce ficar no hotel nacional por exemplo vc pode ir a pe para o ipea (10 minutos de caminhada mais ou menos). é só ver no google maps.
O hotel garvey é uma boa opção no setor hoteleiro norte. é bem barato pq voce pode alugar por mes. fica um pouco mais longe para ir a pe. e um taxi para o ipea sai por 5 reais. alias sempre peça pelo telefone o taxi com 30% de desconto 3321-3030.

abs e boa sorte.

André disse...

Complementando o que o Anônimo disse, o Setor Hoteleiro Norte até fica perto do IPEA, mas fica meio afastado de tudo (padaria, supermercado, essas coisas de bairro). Eu fiquei hospedado num apart-hotel próximo ao Garvey (chama-se Biarritz), ele é bem novo e parece que está com ocupação total. O Biarritz é bom porque além de ser novo, por ser um apart hotel ele tem coisas nos apartamentos como fogão e microondas, as quais facilitam a vida de montão.
O Garvey é mais antigão e mais barato. Acho que o mês lá sai por 1.300 reais.
Enfim, se for ficar no Setor Hoteleiro Norte, você terá ao menos dois shoppings por perto: o Conjunto Nacional e Brasília Shopping.
E quanto ao táxi, sempre disque no número que o Anônimo falou. Além de ser mais barato, os taxistas geralmente são mais ligeiros.

Abraço

Anônimo disse...

Parabens, Leonardo!

Ateh que esse concurso do IPEA nao pode ter sido tao ruim assim...

Irineu

Angelo M Fasolo disse...

Oi Leonardo,

Parabéns pela aprovação no concurso!

Sobre Brasília, hospedagem temporária é o que o pessoal falou, mesmo. Faz tempo que eu não tenho notícias de lá, mas todo mundo que se mudava para lá parava um tempo no Garvey antes de ir para algum lugar definitivo. A respeito de padarias, cafés e afins, esqueça: parando no setor hoteleiro, o máximo que vc consegue é conhecer os restaurantes próximos dos hotéis e do IPEA. Ter um carro é fundamental.

Se precisar de mais dicas, pode mandar bala!

Abraços!

Rafael .P disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns Leonardo!!!

Sou estudante de economia aqui em brasilia e acompanho seu blog, muito bom por sinal. O conheci por meio do professor Adolfo, em uma entrevista que vc concedeu ao blog dele. E por falar nele, vcs trabalharão próximos aqui no IPEA de bsb.

Sucesso!!!

Marcos-DF

Rafael Brandao disse...

Profº Leonardo

Quer dizer que não teremos mais a sua aula em Economia de Empresas na UFABC, é uma pena pois a disciplina de Engª Economica foi muito boa. Mesmo assim boa sorte em seus novos desafios

Leo Monasterio disse...

Valeu, Rafael. Vc foi um otimo aluno!
Abracos e felicidades!

Leo Monasterio disse...

Valeu, Marcos-DF,

Serah otimo mesmo ter o Adolfo como colega. SErah que existe outro economista blogueiro no IPEA?

NPTO disse...

Pô, só agora que eu vi que você já postou sobre o concurso, pensei que ainda estava guardando segredo! Parabéns, mestre! É a blogosfera brasileira mostrando a que veio!

blogdocris233 disse...

Ah, só li agora. Parabéns!

Tecnologia do Blogger.