O novo Qualis de Economia - novas surpresas

9 comentários:

Ramon disse...

Grande Leo:

o "America latina Hoy" está classificado como A1 em Ciencia Política e A2 en Sociologia. Tipicamente algum economista debe ter escrito ai, e a comissão o classificou seguindo o critério das outras áreas.
Como sempre, eu acho que o Qualis é imperfeito mas é o que podemos ter. A comissão que o fez é altamente competente e plural. O importante é que esteja aberto a revisões por pedidos dos membros da comunidade. Essencialmente, os critérios são: 1) Alguma medida de impacto;2) Alguma medida de reconhecimento na área.

Abração
Ramón

Anônimo disse...

Competente e plural?
Ali tem gente sem doutorado, e a maioria nunca publicou em nenhuma revista internacional. È um absurdo que a comissão de economia seja formada por gente sem nenhuma experiência de publicação decente.
Qual é o impacto do JPKE? do New Left Review?

Anônimo disse...

É muito simples ter impacto. É só citar os amigos e os amigos te citarem. Ou não citar ninguém e esperar que os fiéis seguidores (orientandos principalmente) comecem a citar o artigo. Enfim, pesquisador de verdade não leva a sério listas, ainda mais listas de órgãos oficiais. Uma discussão mais interessante seria se o conhecimento em economia no Brasil está evoluindo e se as revistas estão acompanhando esta evolução.

Anônimo disse...

Para apimentar ainda mais a discussão: será que as revistas são tão importantes assim? O caso Perelman mostrou que a internet é o mais importante do que as revistas ditas científicas: http://www.nytimes.com/2010/07/02/science/02math.html. O interessante é quando ele diz: “To put it short,” he said, “the main reason is my disagreement with the organized mathematical community. I don’t like their decisions; I consider them unjust.”

Anônimo disse...

O critério de avaliação das publicações deve levar em tese o fator de impacto da revista (pelo menos parcialmente). O impacto de uma revista deve sofrer do que o Anônimo acima comenta de ser aumentado porque amigos se citam. Mas isso não deve ser a regra e sim um efeito marginal para um journal.
Quanto aos orientandos, acho que a critica vale se for avaliar o fator de impacto do trabalho, mas na verdade acredito que o fator de impacto que é levado em conta são os das revistas e por isso essa crítica é infundada.
Para ser sincero, eu não sei quem é os membros que determinam o qualis da Capes e gostaria de saber quem são.
Abs.,
Diogo Mendonça.

Anônimo disse...

ops..corrigindo: Para ser sincero, eu não sei quem SÃO os membros que determinam o qualis da Capes e gostaria de saber quem são.
Abs.,
Diogo Mendonça.

Anônimo disse...

Diogo

Segue a lista como a "elite" do pensamento econômico brasileiro.

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Qualis_Economia.pdf

Anônimo disse...

Obrigado. Nossa, o tópico 3 desse documento é no mínimo lamentável! ..."visa fortalecer a edição de periódicos nacionais". Se o critério Qualis já não fortalecia a edição de periódicos nacionais, eu não sei o que acontecia. Quanto à comissão, tem pessoas de primeiro escalão, mas entendo que são minoria.
Abs.,
Diogo Mendonça.

Renato disse...

Concordo com o Leonardo. É uma lista, no mínimo, inusitada. Mesmo os critérios mencionados no documento da área foram desconsiderados, pois o ordenamento dos periódicos que consta do próprio artigo de referência (Kodrzycki and Yu) não foi seguido. Pelo jeito, grupos de interesse continuam bem mais importantes do que critérios acadêmicos.

Tecnologia do Blogger.