Memória Estatística do Brasil

Agora está parcialmente disponível no Internet Archives. Trata-se de esforço sensacional, fruto do trabalho de muitos anos do grande Eustáquio Reis (Ipea-RJ). (Lembro também que o Ipeadata também é cria dele. Eu me orgulho muito de ter feito um paper com ele). Praticamente, não há trabalho bacana de história econômica brasileira  na última década de não contou com dados do Memória.
Os arquivos completos estão no site original do projeto.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Léo, tudo bem ? Andei lendo seu blog ultimamente porque tem contribuído pra muitos aspectos da minha pesquisa de TCC.

Eu gostaria de uma ajuda com algo relacionado a dados históricos. Gostaria de saber se você conhece alguma ferramenta para conversão de pdfs em planilhas (pode ser csv ou xls), pois estou lidando com uns relatórios bem antigos do FMI e tenho que transformá-los em formato de texto e depois editá-los via Excel, o que é bem manual e bem lento.

Se puder ajudar agradeceria muito.
Att Gustavo.

Leo Monasterio disse...

Gustavo,
Por sorte estou trabalhando em uma nova edição do "Manual" e incluí um verbete sobre dados. Veja a parte relevante:~
"
- Arquivos pdf. Existem dois tipos de arquivos pdf: uns têm o texto ou dados lá dentro do arquivo; outros são como uma foto e só contêm a imagem da página. No primeiro caso, o software gratuito Tabula (http://tabula.technology/) extrai a informação dos arquivos pdf e permite que sejam gravados em formato Excel ou csv. Já para os arquivos que tem só a imagem, a melhor alterativa é um software pago de OCR (Optical Character Recognition ) chamado Abbyy Reader (https://www.abbyy.com/), que custa uns US$100. Se você tiver muito material para ser transcrito, vale a pena: ele permite que você defina máscaras para só ler algumas partes da página e gera arquivos excel com a informação que interpretou. Não é perfeito e o arquivo resultante necessita um tanto de limpeza."

Espero que seja útil! Boa sorte na pesquisa!

Unknown disse...

Oi Leo,.

Esse Tabula será bastante útil porque estou lidando com texto e dados mesmo. E esse Abbyy Reader também parece ser muito bom para quem tem fotografar arquivos históricos e visitar fontes documentais.

Muito obrigado pelas dicas, vai facilitar bastante meu trabalho.

Tecnologia do Blogger.