Transição do Word para o LaTex para dummies (eu)

Eu faço parte da geração que emburreceu usando Windows/Office, mas quero me recuperar. Mentira: o motivo é que dois coautores atuais usam LaTeX e eu não quero parecer idoso. Além disso, cada vez mais os journals pedem os artigos no formato tex. Aí vão os meus passos.
  1. Fiz o download do proTeXt: é um pacotaço (1 giga e tanto) que vem com tudo que você vai precisar. Usei o TeXStudio como editor.
  2. Instalei o Writer2LaTeX e abri um docx para o LibreOffice e este plugin gerou um arquivo tex bem limpo. Tudo bem que era um docx simples, mas funcionou muito bem. É bom ver o seu próprio texto no formato;
  3. Como preciso colaborar, eu testei o Overleaf:, Google docs para escrever documentos colaborativos em LaTeX. Parece fácil, bem feito e prático. Colei o arquivo tex e funcionou direitinho.
  4. Minha primeira tentativa de gerar uma tabela no LaTex deu errado. Mas descobri um gerador de tabelas e quadros em LaTeX (e R Markdown) que faz isso, sem você saber nada de código;
  5. Não gostei muito do LyX, o editor Wysiwyg para LaTeX. Parece uma gambiarra e acho que não vai se tornar padrão.
  6. Ainda não encarei passar a bibliografia do amado Zotero para o BibTeX. Depois eu conto.
Enfim, eu ainda não cheguei lá, mas o meu objetivo ainda é seguir a dica mais importante deste blog.

3 comentários:

PJ disse...

Usei o LyX pra minha tese, e, de fato, é meio gambiarra--e não te livra de ter que aprender o mínimo de código pra resolver os bugs (arrumar a bibliografia exportada do Zotero, por exemplo, foi um inferno). Se for pra passar por uma curva de aprendizado, acho melhor ir direto pra "real thing".

Unknown disse...

Uma plataforma que recomendo muito é o sharelatex.com, todo baseado na nuvem, te poupa aquele trabalho inicial de instalar miktex e afins e funciona como um dropbox/drive dos seus arquivos tex, além de possibilitar colaboração com os co-autores. A mesma empresa também tem uma plataforma online de R e Python, bem bacana também, www.getdatajoy.com.

Leo Monasterio disse...

Caro ANdré,

Ótimas sugestões! VOu fazer um novo post.

Tecnologia do Blogger.