Matheus Lisboa

Acabei de participar da banca de defesa de mestrado na PUC-RS do Matheus Lisboa, meu ex-bolsista da II turma de Economia da UFPel. Matheus faz pouco convencia com simpatia bibliotecárias pré-colombianas a liberar o acesso a jornais raros para que construíssemos um índice de preços do sec. XIX para o RS. No mestrado ele se voltou para a economia regional e fez bonito. Foi uma bela dissertação. Parabéns ao Matheus e a Izete Bagolin (sua orientadora)!
Bom ver as crianças já crescidas. A propósito, na platéia, solitário, estava o Rodrigo Ávila, também ex-orientando e membro da heróica I turma. Agora ele enfrenta as delícias e agruras do doutorado em Economia na UFRGS.

Juros baixos, commodities caras

Por que as commodities continuaram encarecendo se as expectativas de crescimento mundial são cadentes? Jeffrey Frankel tem uma hipótese.

Retórica e Economia

Saiu How Language is Used to Do Business: Essays on the the Rhetoric of Economics. O livro tem um artigo do meu amigo Ramon Fernández em co-autoria com este que vos tecla sobre a retórica na obra do Robert Putnam. Pena que o livro está caro, mas você ganha um Prefácio escrito pela Profa. Deirdre McClosley. (Ela, a propósito, está com livro novo na praça).
(Um adendo: eu não ganho um centavo da editora com a venda do livro. Mas, eu ganho um percentual se você comprar o livro, ou qualquer coisa da Amazon a partir dos links do blog).

Dica da Edusp

Como eu passei tanto tempo sem saber isso... Professores têm 50% de desconto nos livros da EDUSP quando lá comprados! Maravilha. Indo a SP, seja esperto e compre os volumes da edição brasileira do Cambridge History of Latin America ou o novo do Francisco Luna e do Herbert Klein.

Conferências de Economia Regional

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional prorrogou o prazo para submissão de papers para o seu encontro anual;
Quarto Encontro de Economia Gaúcha;
e na próxima segunda-feira , na USP, inicia o congresso mundial da International Regional Science.

Gregory Clark faz a resenha de um livro que eu não vou ler

Adam Smith in Beijing de Giovanni Arrighi.

Por que estudar História Econômica?

O grande Brad Delong justifica pelo lado dos economistas.

De volta

Diversos:
- Visitei a Colômbia em fevereiro. Férias. É uma ótima forma de gastar suas milhas micadas da Varig. Recomendo.
- Brad Delong aponta O furo no argumento do Greg Clark sobre as causas da Revolução industrial.
- Meu amigo Claudio Shikida lança seu novo livro "Tire a mão da minha linguiça: um guia para CEO's com déficit de atenção". Ainda não recebi a minha prometida cópia, mas a recepção do livro foi ótima!
- O que acontece quando você junta os dois bambas de história econômica Ronald Findlay e Kevin O'Rourke? Power and Plenty: Trade, War, and the World Economy in the Second Millennium. Excelente. Como sugere o título, o livro é muito ambicioso, mas cumpre o prometido. Seguindo a tendência atual da história da globalização, o eixo vai para o Oriente e o Atlântico Sul tem papel menor. De qualquer forma, eu recomendo mesmo!
- Dilema moral sem solução: o que você faz com um cientista que trabalhou para Hitler? Paparica o nazista e ele acaba fazendo algo de bom ou manda o fdp para um gulag? (via boing boing)
- O site da encontro 2008 da Associação Portuguesa de Economia Regional está no ar.
Tecnologia do Blogger.