28/03/2008

Matheus Lisboa

Acabei de participar da banca de defesa de mestrado na PUC-RS do Matheus Lisboa, meu ex-bolsista da II turma de Economia da UFPel. Matheus faz pouco convencia com simpatia bibliotecárias pré-colombianas a liberar o acesso a jornais raros para que construíssemos um índice de preços do sec. XIX para o RS. No mestrado ele se voltou para a economia regional e fez bonito. Foi uma bela dissertação. Parabéns ao Matheus e a Izete Bagolin (sua orientadora)!
Bom ver as crianças já crescidas. A propósito, na platéia, solitário, estava o Rodrigo Ávila, também ex-orientando e membro da heróica I turma. Agora ele enfrenta as delícias e agruras do doutorado em Economia na UFRGS.

27/03/2008

Juros baixos, commodities caras

Por que as commodities continuaram encarecendo se as expectativas de crescimento mundial são cadentes? Jeffrey Frankel tem uma hipótese.

Retórica e Economia

Saiu How Language is Used to Do Business: Essays on the the Rhetoric of Economics. O livro tem um artigo do meu amigo Ramon Fernández em co-autoria com este que vos tecla sobre a retórica na obra do Robert Putnam. Pena que o livro está caro, mas você ganha um Prefácio escrito pela Profa. Deirdre McClosley. (Ela, a propósito, está com livro novo na praça).
(Um adendo: eu não ganho um centavo da editora com a venda do livro. Mas, eu ganho um percentual se você comprar o livro, ou qualquer coisa da Amazon a partir dos links do blog).

26/03/2008

Dica da Edusp

Como eu passei tanto tempo sem saber isso... Professores têm 50% de desconto nos livros da EDUSP quando lá comprados! Maravilha. Indo a SP, seja esperto e compre os volumes da edição brasileira do Cambridge History of Latin America ou o novo do Francisco Luna e do Herbert Klein.

14/03/2008

Conferências de Economia Regional

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional prorrogou o prazo para submissão de papers para o seu encontro anual;
Quarto Encontro de Economia Gaúcha;
e na próxima segunda-feira , na USP, inicia o congresso mundial da International Regional Science.

11/03/2008

08/03/2008

De volta

Diversos:
- Visitei a Colômbia em fevereiro. Férias. É uma ótima forma de gastar suas milhas micadas da Varig. Recomendo.
- Brad Delong aponta O furo no argumento do Greg Clark sobre as causas da Revolução industrial.
- Meu amigo Claudio Shikida lança seu novo livro "Tire a mão da minha linguiça: um guia para CEO's com déficit de atenção". Ainda não recebi a minha prometida cópia, mas a recepção do livro foi ótima!
- O que acontece quando você junta os dois bambas de história econômica Ronald Findlay e Kevin O'Rourke? Power and Plenty: Trade, War, and the World Economy in the Second Millennium. Excelente. Como sugere o título, o livro é muito ambicioso, mas cumpre o prometido. Seguindo a tendência atual da história da globalização, o eixo vai para o Oriente e o Atlântico Sul tem papel menor. De qualquer forma, eu recomendo mesmo!
- Dilema moral sem solução: o que você faz com um cientista que trabalhou para Hitler? Paparica o nazista e ele acaba fazendo algo de bom ou manda o fdp para um gulag? (via boing boing)
- O site da encontro 2008 da Associação Portuguesa de Economia Regional está no ar.