Cuba em 1959

A renda per capita era quase o dobro da observada na América Latina, os médicos por mil habitantes e a mortalidade infantil eram comparáveis com os números da Europa Ocidental. Tudo isso antes da revolução.
A fonte é The Road Not Taken: Pre-revolutionary Cuban Living Standards in Comparative Perspective (versão preliminar aqui), no mais recente número do Journal of Economic History.*
Os autores toparam o desafio, muito barra pesada, de estimar o PIB de Cuba na primeira metade do século XX. Em 1925, o país tinha uma renda per capita de  80% da Europa e, em 1955, era comparável com  Argentina, Uruguai e Itália. Atualmente, os autores estimam que o consumo em Cuba é 72% do que era em 1955! 
Enfim, Castro pegou um país que - mesmo após décadas de baixo crescimento- ficava relativamente bem na foto e criou uma catástrofe econômica. 
Um nota: o fato de, mesmo com uma economia disfuncional, Cuba conseguir ótimos indicadores de saúde tem um significado importante. Mostra a incompetência total do restante das Américas em prover o mínimo de saúde pública.
(Meus outros post sobre Cuba estão aqui )

* Aproveite que você está com esse volume do  JEH e veja que tem uma resenha bem positiva de Living Standards in Latin America, o livro com um artigo do Nogueról, Shikida e deste que vos tecla.

13 comentários:

Kleber disse...

Mas tem uma coisa inigualavel que Cuba fornece a todo o mundo em geral e AL em particular: um mau exemplo.


Abracao

Ramon disse...

Grande Leo, só faltou dizer que em educação também dão um baile nos países da AL (OK, estavam bem mas melhoraram muito). Isso também mostra que a moçada que acha que "educação resolve tudo", tão de moda nos anos tucanos, se especializa em vender ar. Abração.

Leo Monasterio disse...

Grande Ramon,
Tá, mas educação já é mais complicado avaliar do que a saude. (Mas e eu me surpreendi ao assistir programas de ensino de ingles na tv local em Havana). Alem disso, as ditaduras costumam melhorar o ensino ( o Vargas, me conta o Thomas Kang, é a exceção).
Mas eu admito que - seja como for- tb é uma vergonha para a AL que, mesmo com um economia toda torta, Cuba tenha conseguido alfabetizar toda a garotada.

Fabian disse...

Oi Leonardo,

mas o fato de Cuba ser uma ditadura atroz antes de Fidel não conta nada na análise?

Leo Monasterio disse...

Nem eu nem os autores afirmamos que Cuba era o paraíso antes da revolucao.
(Na boa, chutando, eu acho que mesmo sem a revolucao, Cuba nao seria muito melhor ou muito pior. Uma Republica Dominicana melhorada, talvez.)

F. Arranhaponte disse...

Já vi um dado mostrando que a mortalidade infantil de Cuba era a menor da América Latina, menor disparado, se não me engano, em 1960.Quer dizer, mesmo a saúde já era boa relativamente. Acho que o que provavelmente sobressai mais da revolução para cá é a educação. Posso até tentar achar essa tabela da mortalidade infantil na AL em 1960. Vai dar um certo trabalho, mas devo conseguir achar.

F. Arranhaponte disse...

Aliás, está lá no trabalho, mortalidade infantil de 33 de Cuba praticamente a mesma da Europa, com 32, e três vezes menor que a média da AL, de 105 - e isso em 1955! E tem lá também taxa de alfabetização de 79%, contra 58% da AL, e 98% e 99% respectivamente de Europa e Estados Unidos. Por essa tabelinha vê-se que Cuba era muito mais desenvolvida que a média da América Latina. Cuba tem sabidamente uma classe empresarial, exilada nos EUA, bastante dinâmica, provavelmente bem mais dinâmica que a média da AL. Já li que é o, ou um dos grupos "étnicos" de maior renda per capita nos EUA (ok, a maior migração foi da burguesia, mas, mesmo assim...)Acho que hoje, supondo uma história não-revolucionária acidentada na média da AL, Cuba seria bem mais que uma República Dominicana

Robson Luiz Ceron disse...

muito séria esta fonte: uma "estimativa" do PIB de Cuba, feita por inimigos declarados do processo que Cuba passa desde 1959. Estou completamente convencido dos dados.

Cleuson disse...

Cuba é o melhor país do mundo, talvez um pouco atrás da Coréia do Norte. Não sei como só os petistas veem isso e todo o resto do PLANETA não vê isso.

Anônimo disse...

"Isso também mostra que a moçada que acha que "educação resolve tudo", tão de moda nos anos tucanos, se especializa em vender ar"

não resolve tudo, mas pelo menos serviria para, num país democrático, escolher um governo melhor que esse lixo que nos governa (sem querer dizer que tucanos são melhores, na nossa república de bananas não existe partido, existe turma, bloco, quadrilha)

Bruno disse...

Para elucidar debate sobre a educação:

http://livraria.folha.com.br/catalogo/1023526/a-vantagem-academica-de-cuba

George disse...

Parabéns Leonardo por seu blog. Ele é adoravel.
Sugiro ler o livro: Fidel, o tirano mais amadodo mundo, publicado pela editora Leya.

Anônimo disse...

Há que ver Cuba e República Dominicana era demograficamente bem diferentes, Cuba tinha uma população branca muito grande, maior que a Brasileira com certeza. Já a Republica Dominicana se assemelha mais com a Bahia, que é uma das partes menos europeias do Brasil.

Tecnologia do Blogger.