Transição do Word para o LaTex para dummies (eu)
Eu faço parte da geração que emburreceu usando Windows/Office, mas quero me recuperar. Mentira: o motivo é que dois coautores atuais usam LaTeX e eu não quero parecer idoso. Além disso, cada vez mais os journals pedem os artigos no formato tex. Aí vão os meus passos.
- Fiz o download do proTeXt: é um pacotaço (1 giga e tanto) que vem com tudo que você vai precisar. Usei o TeXStudio como editor.
- Instalei o Writer2LaTeX e abri um docx para o LibreOffice e este plugin gerou um arquivo tex bem limpo. Tudo bem que era um docx simples, mas funcionou muito bem. É bom ver o seu próprio texto no formato;
- Como preciso colaborar, eu testei o Overleaf:, Google docs para escrever documentos colaborativos em LaTeX. Parece fácil, bem feito e prático. Colei o arquivo tex e funcionou direitinho.
- Minha primeira tentativa de gerar uma tabela no LaTex deu errado. Mas descobri um gerador de tabelas e quadros em LaTeX (e R Markdown) que faz isso, sem você saber nada de código;
- Não gostei muito do LyX, o editor Wysiwyg para LaTeX. Parece uma gambiarra e acho que não vai se tornar padrão.
- Ainda não encarei passar a bibliografia do amado Zotero para o BibTeX. Depois eu conto.
Enfim, eu ainda não cheguei lá, mas o meu objetivo ainda é seguir a dica mais importante deste blog.
3 comentários:
Usei o LyX pra minha tese, e, de fato, é meio gambiarra--e não te livra de ter que aprender o mínimo de código pra resolver os bugs (arrumar a bibliografia exportada do Zotero, por exemplo, foi um inferno). Se for pra passar por uma curva de aprendizado, acho melhor ir direto pra "real thing".
Uma plataforma que recomendo muito é o sharelatex.com, todo baseado na nuvem, te poupa aquele trabalho inicial de instalar miktex e afins e funciona como um dropbox/drive dos seus arquivos tex, além de possibilitar colaboração com os co-autores. A mesma empresa também tem uma plataforma online de R e Python, bem bacana também, www.getdatajoy.com.
Caro ANdré,
Ótimas sugestões! VOu fazer um novo post.
Postar um comentário