Free Willy?

Quando eu era professor de Introdução à Economia, eu gostava de perguntar: "Por que as baleias estão em extinção e as galinhas não?" Aí eu entrava com a história de direitos de propriedade, tragédia dos comuns e coisa e tal. Aí eu soltava a solução: privatizar a baleias. Os alunos riam e eu entrava com a importância dos custos de transação e tudo mais. Funcionava, eu acho.
Quem diria que está rolando uma proposta séria de privatização as baleias! O Gary Libecap, o maior historiador econômico sobre a evolução dos direitos de propriedade, apoia a proposta que rolou na Nature. Tá, não é exatamente privatização. Seriam cotas por país livremente negociadas.
(A recém falecida Elinor Ostrom, ganhadora do Nobel, talvez preferisse outra proposta. Mas, grande pesquisadora que era, certamente estaria pronta para discutir a questão de espírito aberto.)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.