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Por que você está insatisfeito com o seu candidato?

 Hotelling (1929) explica: suponha que os consumidores estão distribuídos ao longo de uma praia e existem dois sorveteiros, cada um em um dos extremos. Aquele que está à esquerda anda um pouco para a direita porque assim ganha consumidores nessa direção e não perde nenhum dos eleitores, digo consumidores, à esquerda. O mesmo acontece com o que iniciou na ponta direita. A situação final são os dois sorveteiros-candidatos localizados bem no meio da praia.
No segundo turno da eleição:
- Os eleitores nos extremos ideológicos, à direita e à esquerda, ficam frustrados por seus candidatos não seguirem a "agenda histórica" do partido (ou seja, tem que andar muito até chegar ao sorvete), mas votam neles de qualquer forma;
- Como qualquer opinião polêmica afastaria o candidato do eleitor mediano, o negócio é não discutir propostas e só atacar o caráter, o passado do outro ou simplesmente mentir descaradamente.
Em quatro anos, como dizem os rótulos de shampoo: "Repita o operação".

Comentários

Aí, Leo:
Com este candidato e com esta candidata, os sorveteiros deviam mesmo era vender cachaça!
DdAB
Acir disse…
Boa, Leo.
Lembrando que esse modelo foi aplicado à competição eleitoral (majoritária) por Anthony Downs.
Eu chamaria atenção também para a questão da credibilidade dos candidatos/partidos em se comprometerem com plataformas mais próximas da preferência do eleitor mediano. No caso da recente eleição, a (provavelmente baixa) credibilidade da promessa do PSDB de manter as atuais políticas redistributivas (supondo que o eleitor mediano prefere mantê-las). O PT explorou muito bem a dificuldade de comprometimento daquele partido.
Ab.
João Ricardo disse…
O Hotelling pode até explicar, mas ele estaria certo?

http://www.stern.nyu.edu/networks/phdcourse/DAspremont_Gabszewicz_Thisse_On_Hotellings_Stability_in_Competition.pdf
Epa! Não conhecia (e não entendi o argumento). Vou ver com calma. Valeu!

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