28/11/2009

Delfim Netto e a origem da cliometria

Faz 50 anos que a tese "O problema do café no Brasil" foi defendida. É um trabalho de primeira, com teoria econômica, econometria sofisticada e pesquisa histórica profunda. Ele fez cliometria antes do termo existir.
O livro não fez o sucesso. Uma pena. Poucos leitores tinham o conhecimento técnico para compreendê-lo e as escolhas políticas do autor restringiram o alcance da obra . (As razões opostas permitiram o sucesso de a "Formação econômica do Brasil" do Furtado e que -ainda hoje- ele seja visto como a verdade revelada. Ó vida, ó dor)
Agora descubro que a FACAMP (que surpresa!) e a UNESP reeditaram o lvro. Que beleza!

16/11/2009

Google W a v e

Tenho 6 convites para o google wave. Basta colocar o e-mail (ou nome, se eu já te conhecer) nos comentários que eu envio.

12/11/2009

John Meyer

Um comentarista anônimo me chamou a atenção deste post muito interessante sobre a morte do John Meyer, um dos pais da cliometria . Seu texto de 1957 no Journal of Economic History (em coautoria com o Alfred Conrad) também revolucionou (exceto em alguns lugares exóticos do mundo) o jeito de se fazer história econômica para valer.
Vejam só o tamanho da minha ignorância, ele também é famoso por suas contribuições na área de economia dos transportes! Aqui vai o texto do Ed Glaeser sobre as contribuições do Meyer neste campo.

11/11/2009

10/11/2009

Todos os voôs do planeta

24 horas em 72 segundos. (Imaginem o tamanho da matriz W!)
Idéia que eu não vou realizar: fazer a mesma coisa com os dados do Eltis para o tráfico de escravos.

09/11/2009

O muro como experimento natural.

Aqui. (Estou sem tempo para ler, mas não posso deixar a data passar)

E a Angela Merkel estava na sauna...

Aqui. (Para análises mais profundas, o melhor local para começar é sempre esse)

08/11/2009

Prêmio "Falei besteira, mas a culpa foi da Guerra Fria"

"Somente a Revolução Soviética de 1917 proporcionou os meios e o modelo para o genuíno crescimento econômico mundial e o desenvolvimento equilibrado de todos os povos."

Eric Hobsbawm em "Do Feudalismo ao Capitalismo" (1962). In: Sweezy, P et al. (ed). A transição do feudalismo para o capitalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 164.

Carl Sagan e Stephen Hawking

06/11/2009

The Economist's New Clothes

Esse programa de rádio da BBC tem entrevistas com o Quah, Scholes e Thaler sobre a crise. A apresentadora é meio bobalhona, mas vale a pena ouvir.