Delfim Netto e a origem da cliometria

Faz 50 anos que a tese "O problema do café no Brasil" foi defendida. É um trabalho de primeira, com teoria econômica, econometria sofisticada e pesquisa histórica profunda. Ele fez cliometria antes do termo existir.
O livro não fez o sucesso. Uma pena. Poucos leitores tinham o conhecimento técnico para compreendê-lo e as escolhas políticas do autor restringiram o alcance da obra . (As razões opostas permitiram o sucesso de a "Formação econômica do Brasil" do Furtado e que -ainda hoje- ele seja visto como a verdade revelada. Ó vida, ó dor)
Agora descubro que a FACAMP (que surpresa!) e a UNESP reeditaram o lvro. Que beleza!

4 comentários:

Marcelo de Oliveira Passos disse...

Excelente post!
Sempre tive curiosidade de ler a tese do Delfim e nunca tive a oportunidade.
Vou ler, com certeza.
Vale a transcrição da citação do Delfim no "Conversas com Economistas", vol. 1.

Pergunta: Na sua opinião, qual é o papel do método na pesquisa econômica?
"Essa é uma velha discussão. As pessoas dizem que quem estuda método não faz teoria, e quem faz teoria não leva em conta o método. Se se entender o método como um mecanismo de aproximação da realidade, então acho que ele é ínsito à pesquisa. (...)No mundo inteiro a aproximação é, na verdade, eclética. O que se pode dizer é que uns tem mais inclinação para a Matemática, outros para a Estatística, outros, para a História, ou ainda para um certo approach sociológico, institucional. A minha convicção é de que tudo isso se aproxima muito. A minha tese de doutorado é uma aproximação histórica e estatística, que é o método que acho que, para o economista, é o que funciona. O economista precisa de hipóteses simplificadoras e depois manipuláveis para compreender a realidade. A habilidade é reduzir o número de hipóteses ao mínimo para explicar o máximo. Isso é uma arte. Veja você um sujeito brilhante como o Paul Krugman. O que o distingue dos outros? É que provavelmente ele sabe matemática tanto quanto os outros, mas esconde. E faz uma aproximação extremamente simplificada, pega modelos muito simples e explica uma realidade bastante complexa. É um sujeito inclinado para a História e a Geografia."

Abraços,

Anônimo disse...

O Delfim Netto me deu uma copia do livro dele uns 10 anos atras, quando eu fui entrevista-lo para meu trabalho de Historia Economica.

Irineu

Leo Monasterio disse...

Valeu, Marcelo! Essa citacao do Delfim vc jah tinha me mandado e eu até bloguei sobre ela! De qq forma, eh otimo lembrar.


Irineu, legal vc ter a edicao anterior. (Eu soh tenho uma xerox gasta. Vou comprar o novo)A proposito, qual trabalho seu sobre historia economica?

Marcelo de Oliveira Passos disse...

Pô, esqueci que já tinha mandado a citação.
Eu e minha mania de ficar republicando posts, rs.
De qualquer maneira, obrigado pela notícia do livro do Delfim e desculpa pelo envio repetido do post.
Abraço.

Tecnologia do Blogger.