Bicicletas, privadas e humoristas

Disse um humorista: "Nos países em que você lava a própria privada, ninguém mata por uma bicicleta". E acrescentou: "Um pobre menos pobre rende mais dinheiro para você e mais tranquilidade nos passeios de bicicleta."
Imagino que ele tenha relacionado pobreza com violência. Como eu não tenho dados sobre roubos de bicicleta, vou ver se a pobreza e a taxa de homicídios estão correlacionadas.
Enfim, sem nem pensar na suposta causalidade do título, já dá para ver que a afirmação não resiste a cinco minutos de análise de dados.
Outra coisa: se a redução da pobreza por si só realmente reduzisse a violência, esta teria caído fortemente no Brasil dos últimos anos, né? Afinal, a pobreza caiu muito e a violência não (Na verdade,  a violência até aumentou nas regiões em que a pobreza mais caiu).
Que tal lutar pelo fim da pobreza como um fim em si mesmo?

6 comentários:

Flavio Comim disse...

Boa Leonardo! Mas como ficaria com a desigualdade? Grande abraço, Flavio

Unknown disse...

Léo, acho que o texto faz uma confusão entre pobreza e desigualdade e chama tudo de pobreza. Reforço o pedido do Flavio para vc fazer um update do post ;)

Leo Monasterio disse...

Caros amigos Oxbridgeanos,

Aqui vai Desigualdade X Homicídios:
http://www.google.com/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&ctype=b&strail=false&bcs=d&nselm=s&met_x=intentional_homicides&scale_x=lin&ind_x=false&met_y=si_pov_gini&scale_y=lin&ind_y=false&dimp_c=country:region&idim=country:HND:CHL:BRA:SLV:ZAF&ifdim=country&tunit=Y&pit=1214794800000&hl=en_US&dl=en_US&ind=false&icfg

Ou seja, alguma correlação, mas longe de algo determinístico. Olhem a América Latina: nenhuma correlação (o dado do Chile está certo??).

Na verdade, coisas me incomodam no texto:
- A superficialidade professor-de-Geografia-bacana-de-colégio-do-RJ ou mito progressista (Hirschman (tm)) : "coisas boas vêm junto". se diminuir pobreza/desigualdade, as violência cai. Ora bolas, a experiência recente mostrou que não. Quem dera assim o fosse.
- A ideia de que a principal vítima da violência é a elite. As áreas mais violentas não são onde os ricos estão e sim onde os pobres moram (que -muitas vezes- sofrem tb com a violência policial).

Valeu!

Abraços,
Leo.

Tiago disse...

Leonardo,

Achei o post excelente, principalmente a ultima frase. Lutar pelo fim da pobreza não é algo que deveria ser visto como instrumento pra nada.

Sobre a desigualdade, porém, acho que a correlação é bem mais forte do que você sugere. Botei o mesmo gráfico que voce linkou em log, e a correlação é bastante forte:

http://goo.gl/RgF8wu

Naturalmente, a correlação pode ser espúria (e alguns estudos defendem que ela de fato é: http://jpr.sagepub.com/content/42/1/101.full.pdf ).

Leo Monasterio disse...

Caro Tiago,

Valeu! De fato, a correlação parece mais forte com outra escala.

Olhe lá a correlação dentro dos continentes. Aí não parece que ela se sustenta, né?
Seria legal fazer o gráfico da variação dos homicídios e a dos ginis. Assim, vc controlaria para os efeitos fixos.

Tiago disse...

Exatamente. Sobre efeitos fixos, não chega a ser a técnica mais apurada, mas eu apertei "play" no gráfico e não consegui enxergar correlação no tempo. Os movimentos parecem ser horizontais ou verticais, não na diagonal que seria esperada.

Tecnologia do Blogger.