Acemoglu e o valor de Hawking

Se você leu qualquer blog de economia nesta semana já sabe que o livro do Daron Acemoglu está disponível on-line. Tenho certeza que suas 1.169 páginas são excelentes e que se tornará o livro texto padrão de crescimento econômico na pós-graduação.
Contudo, eu não posso deixar de pensar no seu Valor de Hawking (VH, como decidi chamá-lo). O VH é calculado da seguinte forma:

VH=número de cópias compradas *(a/b)

a=número de cópias do livro;
b=média de páginas - de fato - lidas e compreendidas.

Por exemplo, o livro do Hawking Uma breve história do tempo vendeu 10 milhões de cópias com 200 páginas, mas o número de páginas compreendidas é alguma coisa perto de 1 (um). Portanto, seu VH= 2.000.000.000, o maior na história. De volta ao livro do Acemoglu: quantos arquivos pdf vão repousar fechados e não lidos nos nossos discos rígidos?

2 comentários:

Thomas H. Kang disse...

Embora aquelas regressões do "The Colonial Origins" e do "Reversal of Fortune" sejam meio doidas e eu preciso pensar muito sobre elas ainda pra acreditar nelas ou não, na parte teórica, Acemoglu e Robinson me agradam. Pelo menos eu gostei de um texto chamado "Institutions as the Fundamental Cause of Economic Growth" do NBER papers.

Tanto que até comprei o "Economic Origins of Dictatorship and Democracy".

Valeu pela dica!

PS: Não consegui ler ainda o teu texto, desculpas! Mas é que voltei de viagem com tudo atrasado e ainda tive um "desarranjo" intestinal essa semana.

Leo Monasterio disse...

O Acemoglu eh brilhante! Certamente vale a pena usar o livro!
O triste eh que agora tenho esse pdf olhando para mim no desktop e me lembrando o tamanho da minha ignorancia.
(nao esquenta com o comentario ao texto).

Tecnologia do Blogger.