Livros sobre o Brasil para turistas (e brasileiros)
O post do Tyler Cowen "The culture that is Brazil" me lembrou a importância de ler os relatos dos estrangeiros sobre o seu país. ("O banco fecha nos dias de jogo da solução? O que tem de errado com isso?"). Eu me amarro em ler guias sobre o Brasil e tenho uns pitacos sobre alguns:
- How to Be a Carioca: The Alternative Guide for the Tourist in Rio é um livro de antropologia, disfarçado de guia de viagem. Recomendo para todos: turistas, brasileiros, pesquisadores....
- Lonely Planet Brazil : bem ruinzinho. Tomara que melhore nas próximas edições.
- Culture Shock! Brazil: A Survival Guide to Customs and Etiquette: Essencial para quem quer morar no Brasil. (Comprei porque um casal alemão me disse que era muito engraçado. Não é).
4 comentários:
Encaminhei esse post pra minha colega alemã lá do mestrado. Acho que ela vai gostar das dicas.
Dia desses ela achou muito estranho o fato de um professor explicar as coisas falando diminutivos: xizinho, variavelzinha, regressãozinha, etc, hehehe
=)
Enoch
O culture shock discute isso. Para eles, os brasileiros evitam confrontos nas conversas e usam o diminutivo para tal.
Eu acho excelente e divertido o livro A Death in Brazil: A Book of Omissions, de Peter Robb. Eu tenho e já emprestei-o para vários colegas visitando o Brasil pela primeira vez.
É uma mistura de travelogue e diário da vida no Brasil durante os anos da hiperinflação, na voz de um jornalista inglês boêmio.
Aliás eu recomendaria este livro até para brasileiros mais jovens (turma de 20 anos) que não viveram aqueles tempos loucos.
Irineu
Jah coloquei no "carrinho de compras"!
Valeu!
(Na Amazon, o Mario Sergio Conti escreve que partes foram plagiadas do "Noticias do Planalto". Esquisito.)
Postar um comentário