Quem mandou não estudar a teoria das vantagens comparativas

Sério, eu até entendo ímpetos protecionistas da mídia quando a economia vai mal. Fica mais difícil compreender quando, mesmo com o desemprego em baixa, vem a chiadeira. Vejam a manchete da Folha:
Estátuas do Cristo e de Nossa Senhora são feitas na China

Queriam o quê? Que fossem feitas aonde? Na Galiléia? Daqui a pouco vão lançar o Pro-souvenir para proteger a estratégica indústria nacional de fitinhas do senhor do bom fim e canetas de Itu.
Já o Globo comemora a criação de selos do Inmetro que "protegerão o produtos nacionais da competição chinesa". Eles escrevem que com isso,
"... o governo não apenas garante mais segurança os consumidores, como também filtra importações de má qualidade que vêm competindo com a produção nacional a preços muitas vezes abaixo do valor de mercado"
Ora bolas! É justamente essa a idéia!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante. Quer dizer se tiver selo, pague mais caro porque é nacional. Senão, é chinês e só pague mais barato. Caramba.
Dawran Numida

Anônimo disse...

Na Europa inteira ocorre a mesma coisa. Em qualquer país que você for, vai ver um Made in France, Made in Germany num adesivo até maior do que o souvenir.

Anônimo disse...

Faz-me lembrar que, salvo engano, a atéia China é a maior produtora mundial de bíblias!

Tecnologia do Blogger.