Livros-texto de Nova Geografia Econômica

  • Krugman, Venables and Fujita. The Spatial Economy: Dizem que é bom. Infelizmente, eu não consigo entender. Guardar na pilha "Livros que finjo ter lido". (Foi publicado em Português pela Editora Futura. Ficou mais incompreensível ainda. Que prejuízo devem ter tido!)
  • Fujita and Thisse. Economics of Agglomeration: Mais fácil do que Spatial Economy, mas ainda sofisticado demais frente as minhas limitações técnicas. Além disso, não é muito abrangente e não cobre as questões empíricas relacionadas com a NEG.
  • Baldwin et al. Economic Geography and Public Policy: Impressionante. Eles simplificaram os modelos da Nova Geografia Econômica, fazendo-os tratáveis e passíveis de serem utilizados para examinar políticas públicas.
  • Brakman et al. An Introduction to Geographical Economics: Perfeito. Nem tão difícil, nem tão fácil. Abrangente, trata das questões teóricas e empíricas . Sugiro como o primeiro passo para quem estiver interessado em aprender NEG. Altamente recomendado.

Alguma outra sugestão?

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Monastério!

To tentando aplicar a Lei de Verdoorn ampliada para a industria de transformação brasileira. Fingleton (2001,2004) testou a lei da regiões da UE e utilizou como determinantes do crescimento da produtividade elementos da teoria do crescimento endógeno e da NEG.

Particularmente, naum entendi muita coisa sobre Spatial Economic. O que vc acha, sugeres algum artigo ?

André Luiz

Leo Monasterio disse...

Caro André,
O melhor mesmo eh vc ir para o livro do Brakman para NEG
Se o teu interesse eh apenas lei de verdoorn, aih eu nao tenho nenhuma recomendacao especifica.
Boa sorte!

Anônimo disse...

oi Monasterio,
Qual seu endereço? Vou te encaminhar um exemplar do livro Analise Regional.

att

Jandir Ferrera de Lima
UNIOESTE

Leo Monasterio disse...

Jandir,
Muito obrigado! por favor, mande para:
Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES, sala 721
Brasília-DF
70076-900
Novamente, valeu!
Abraços,
Leo

Tecnologia do Blogger.