A primeira indicação
O Prêmio Eço recebeu a sua primeira indicação. Um dos melhores economistas brasileiros indica um dos piores. Isto é, Alexandre Schwartsman, que tanto sofreu com as críticas da imprensa "especializada", sugere Antônio Corrêa de Lacerda.
A propósito, Alexandre tem um blog: Mão Visível. Muito obrigado e fico no aguardo de novas indicações.
Começo com um candidato ao Prêmio Eço que pela sua (falta de) qualificação deveria ser "hors concours":Antônio Correa de Lacerda, segundo quem um bom parâmetro para a Selic seria a taxa de juros dos papéis em reais no exterior, ao redor de 10% a.a.. Há dois erros nesta nada inocente observação:
1) Os papéis brasileiros no exterior simplesmente não pagam IR, ao contrário da Selic. Por outro lado, qualquer residente no Brasil paga, no mínimo, 15% de imposto na fonte sobre aplicações financeiras. Assim, a taxa de 12,75% (vigentes no momento do inspiriado comentário), deduzidos 15%de imposto (caso a aplicação seja feita por mais de dois anos), se torna 10,84%. Se a aplicação for feita por menos de 6 meses (alíquota de 22,5%) seu rendimento se torna 9,88%. Tirando a CPMF (que também não incide sobre transações com papéis brasileiros no exterior), o rendimento líquido da Selic fica entre 9,55% e 10,47% dependendo do prazo da aplicação. Ou seja, na hora que se computam os impostos, sobra muito pouco dos 2,75% que, segundo o Lacerda, poderiam ser cortados da Selic na semana que vem com base nas taxas dos títulos externos. Talvez porque imposto seja um tópico pouco relevante...
2) Compara-se, na profunda análise do Lacerda, a taxa de juros de um dia com papéis de 10 anos ou mais. Para manter a consistência o professor Lacerda deveria criticar ainda mais duramente o Fed. Afinal de contas, o Fed mantém a taxa de um dia a 5,25%, enquanto a taxa de 10 anos está a 4,75%; pela sua lógica o Fed deveria cortar a Fed Funds em 0,50% (mais do que o BC poderia fazer se tivesse o cuidado de incluir os impostos nas suas sofisticadas contas).
A propósito, Alexandre tem um blog: Mão Visível. Muito obrigado e fico no aguardo de novas indicações.
2 comentários:
This is James Phillips of zunzun.com, thank you for the reference. Do you have any suggestions for my hobby web site? Google will translate:
Este é James Phillips de zunzun.com, obrigado para a referência. Você tem alguma sugestão para meu Web site do passatempo? Google traduzirá:
James Phillips
zunzun@zunzun.com
Joao Saad. Depois que ele saiu da Folha minhas manhas de segunda nao sao mais as mesmas...
Postar um comentário