The Trap, a maior furada

O documentário The Trap é uma porcaria. Ou melhor: é muito bem feito, mas a tese é insana: o diretor acha que a culpa de todos os males do mundo decorre da criação da Teoria dos Jogos (!!!) pelos malvados da Rand durante a Guerra Fria. Parece brincadeira, mas não é.
Esqueça essa bobagem e deixe rolando em uma janela. Só pare para ver o John Nash e o James Buchanan sendo entrevistados. Isso é bacana.

2 comentários:

Anônimo disse...

A teoria dos jogos é só uma ponta do problema, ela é uma das faces do comportamentalismo, do behavorismo e de outros ismos que simplificam e achatam a essência humana de um modo cruel. Não penso que o documentário queira colocar a culpa de todos os males sobre as costas da teoia dos jogos. Pelo menos eu não entendi assim. E ninguém que eu conheço e assistiu teve uma leitua assim...

Anderson disse...

O documentário é bem feito, mas peca ao não mostrar a questão do que é chamado Jogos interados. Realmente a forma "racional" visando maximizar o lucro se dá na forma de traição na Teoria dos Jogos sem interação. Mas quando os participantes voltam a se enfrentar a melhor solução é cooperar. Desta forma muitas conclusões apresentadas se tornam invalidas ou tendenciosas ao invalidar a Teoria dos Jogos de forma simplista. Observando com essa estensão a Teoria se aplica a evolução, ao comportamento e inclusive demostra o altruísmo como tb um estrátegia válida.

Tecnologia do Blogger.