Diversos

Posts essenciais dos últimos dias:
  • "Valeu a pena privatizar a Vale?", Vinícius Carrasco (eu conheço esse nome de algum lugar...) e João Manoel (não.... não é aquele! ) fazem as contas;
  • No mesmo blog, o Marcos Mendes pergunta: "Vale a pena construir o trem-bala?" Adivinhem a resposta?;
  • Um post no Mão Visível deveria ser lido em voz alta em todas as aulas de Introdução à Economia e por qualquer envolvido no debate econômico. (Eu lembro de um texto do Krugman, em que - para desmontar a falácia do valor adiconado - ele mostra que o setor de maior valor adicionado nos eua era o de batatas fritas. Seria então o caso de um pró-Ruffles, a batata da onda?).

5 comentários:

Anônimo disse...

Qual é o texto do Krugman?
Ele não diz o contrário? Que existe uma grande diferença para o país entre exportar batatas-chips e chips de computadores, pois esses últimos possuem maior valor adicionado?

Abs
Caio

p. disse...

Você conseguiria achar a referência do texto do Krugman? Eu li um parecido, mas nele ele fala do setor de refino de petróleo e da produção de cigarro.

Krugman, the elder, é tão melhor que o Krugman que temos hoje!

Leo Monasterio disse...

O trecho do Krugman está no ótimo, sensacional, fantastico "Internacionalismo Pop". Eu usava alguns texstos com os alunos de Introducao a Economia e funcionava muito bem.
O trecho sobre a batatas chips esta aqui:

http://books.google.com/books?id=17YrneuxiTgC&lpg=PA27&ots=KNZOfM7cbF&dq=krugman%20%22pop%20internationalism%22%20potato%20chips&pg=PA27#v=onepage&q&f=false

E aqui vcs tem mais sobre a questao do valor adicionado:
http://books.google.com/books?id=17YrneuxiTgC&lpg=PA27&ots=KNZOfM7cbF&dq=krugman%20%22pop%20internationalism%22%20potato%20chips&pg=PA13#v=onepage&q&f=false

vnc disse...

Pois é, de alguns -- 15? -- anos, não, Leo?

Quanto ao João Manoel, um Pinho entre os primeiros nomes e o "de Mello" o separa do maior entre os João Manoel: o sócio do Beluzzo na FaCamp.

Grande abraço,

vnc

Leo Monasterio disse...

Vinicius, valeu!
Pede para o teu coautor usar o nome do meio! ;-)
Otimo texto, btw!

Tecnologia do Blogger.