Por que os brasileiros emigram tão pouco? (resposta aos comentários)

O pau comeu lá no Marginal Revolution: mais de 100 comentários. Vale a pena ler não só para ter as explicações possíveis, mas também saber as visões dos gringos sobre nós, cucarachas.
Eu vou responder só aos meus 3 nobres comentaristas:
Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...
Meu primeiro chute seria que viver no Brasil não seria tão ruim assim. De fato, até recebemos um bom número de imigrantes. Mesmo dados todos os problemas brasileiros, não há tanto incentivo para a emigração. Este é um chute meio bobo, diria, eu não saberia como quantificar os aspectos relevantes para o tema etc. etc.

Uma hipótese mais plausível/verificável é que o custo da emigração seria muito alto no Brasil. Há vários problemas logísticos que dificultam a emigração - especialmente a ilegal. Quem teria condições de emigrar já teria condições melhores - e não precisaria partir.

Também cogito que haja bastante oportunidade de migração dentro do próprio Brasil. Por que alguém migraria para os EUA se pode migrar para o DF?
Concordo com todos os motivos! Eu realmente comi mosca e não lembrei que apesar dos ciclos econômicos não terem sido tão diversos assim, sempre rolou uma fronteira econômica para os muito pobres migrarem internamente.

Rafael Guthmann disse...
[i]- A baixa escolaridade dos potenciais emigrantes;[/i]

Na verdade baixa escolaridade é o maior incentivo para imigrar para os EUA. Já que os empregos com o maior diferencial de salários nos EUA para o Brasil são os empregos de baixa qualificação. Empregos de alta qualificação pagam bem no Brasil.
Perfeito! Mancada minha. O ponto é que os muito pobres e com pouco capital humano são pobres demais para emigrar. Imagino que um acréscimo de escolaridade e ganhos de renda poderia fazê-los entrar no mercado dos potenciais imigrantes. Mas eu - de fato - errei na minha afirmação.

Urban Demographics disse...
vc e o TC levantam bons pontos. Eu adicionaria na lista os fatos de que:

(1) o Brasil é longe (espacialmente mesmo) de países mais ricos, o que torna alto o custo inicial do migrante. (2) nas últimas décadas o Brasil não passou por nenhum grande conflito que gerasse 'refugiados'
Enfim, o Brasil é longe e não é tão ruim assim (ao menos não tanto quanto um país em guerra!)
Em síntese, hoje, eu vejo as coisas assim :
  • Um tanto dos brasileiros não pode emigrar porque é pobre e mora longe;
  • Os com escolaridade relativamente alta não tem porque emigrar;
  • Sobram os de renda intermediária. Estes não falam Inglês, moram longe e, via de regra, não têm contatos internacionais porque o Brasil foi uma economia fechada por muito tempo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.