The Great Stagnation - Tyler Cowen

O livro já teve tantas resenhas que eu não tenho (quase) mais nada a acrescentar. A idéia central é que os países ricos teriam entrado em uma nova fase de baixo crescimento do PIB/capita medido. Minha posição inicial era bastante cética. No final, ele me convenceu.
Para os brasileiros, a preocupação com a Great Stagnation não é imediata porque ainda podemos crescer muito com catching-up. O bicho vai pegar mesmo daqui a umas duas décadas quando o bonus demográfico tiver desaparecido de vez e o progresso tecnológico tiver arrefecido. Aí eu quero ver como segurar a previdência social.
(A propósito, ao vivo, o Tyler Cowen é tão gente boa, interessante e inteligente quanto no blog. Ele passou uns dias aqui em Brasília em abril e foi muito bacana mesmo)

Um comentário:

JGould disse...

Mas se isso continuar
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/15/mec-lava-as-maos-no-caso-dos-livros-com-erros-924468819.asp

o efeito catching-up será bem menor do que vc possa estimar.

abs

Tecnologia do Blogger.