Diversos
- O texto do Carlos Alexandre Rocha sobre o FPE está on-line;
- Manchetes alternativas (Shikida tm): Governo estraga o Dia da Crianças;
- Por que o índice de Gini ainda é usado? (Eu acho que o autor pesou a mão, mas o post tem uma reprodução da primeira curva de Lorenz. Agradeço ao Luiz Batistuta pelo link).
- Eu não sou um bebedor de vinho, mas esse mapa ficou ótimo!
4 comentários:
E impressionante como a industria brasileira "sofre" dessa competencia "desleal" dos produtos importados. Pq o governo nao decide tornar o Brasil uma autarquia e acaba com essa historia!!!
Afinal de contas, nos, brasileiros ja estamos acostumados em pagar a conta da ineficiente industria brasileira!!
Então, eu não conheço a área, totalmente leigo. Mas poderia ser produzido além do coeficiente de Gini, uma estimativa pela curva de Lorenz. Mas eu queria perguntar algo que pode ser de ignorância mesmo. Um índice de Herfindahl-Hirschman não poderia ser utilizado como uma alternativa ao índice de Gini?
Abs.,
Diogo Mendonça.
Diogo, vc pode suar o HH, mas ele nao tem varias das propriedades desejaveis de um indice de desig.
O Theil sempre me parece mais interessante.
Ah, certo. Entendi, obrigado. Vou prestar a atenção no índice de Theil. Eu já vi a respeito sobre esse índice, mas é que normalmente o índice de Gini é mais mencionado em estudos (nos poucos trabalhos que já li considerando desigualdade de renda) e na mídia.
Eu sei que o indicador HH não é excelente, mas é uma referência (para uma visão superficial) quando trata-se de economia industrial ou mesmo para a competição bancária.
Obrigado. Abs.
Postar um comentário