Aos Fatos: ótima iniciativa, porém...

...ainda tem muito a melhorar. A ideia de um serviço independente que checasse a veracidade dos números divulgados no Brasil é bem-vinda e essencial. O site é lindo, mas ainda não é um More or Less britânico.
O problema principal do Aos Fatos é que o conhecimento de economia soa, por vezes, como o do professores de Geografia de segundo grau. Alguns trechos sobre comércio internacional:
"Um dos motivos para a crise econômica brasileira é a falta de diversidade do mercado. O país é (..) altamente dependente das exportações de commodities.
(...) "há chances de a economia brasileira ficar mais competitiva com a desvalorização do real, mas a queda no valor das commodities agrícolas e industriais, carro-chefe do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, pode atrapalhar essa ambição,"
"A queda generalizada das commodities teve impacto significativo na economia brasileira sobretudo pelo fato de que (...)o Brasil amparou seu fluxo de investimentos internos na receita gerada pela alta dessas mercadorias. Falta ao Brasil diversificar seus investimentos, de modo a não ficar dependente de produtos mais suscetíveis à especulação internacional."
Claro que termos de troca são importantes, mas o post é todo mercantilista, enfatizando o saldo do balanço comercial com se fosse um fim em si mesmo.
Outras sugestões:

  • Em vez da pressa colocar no ar posts incompletos, sugiro mais calma e análises mais robustas já na primeira versão; 
  • As correções substantivas feitas ao texto desde a primeira publicação devem ser destacadas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.