Manual / Google

Google


Tem certeza que você sabe usar o Google? Já vi gente fazendo buscas assim "quero todos os artigos bons sobre o assunto x". Dá dor no cérebro ver alguém fazendo isso.
Existem alguns recursos os quais eu duvido que você use e são fundamentais para você encontre aquele texto que o Periódicos Capes não tem. Basta colocar o título entre aspas e um "filetype:pdf", e o Google encontra o texto na página do autor ou de algum congresso. Isso resolve meus problemas uns 80% do tempo e poupa uma ida à biblioteca (se o texto for mesmo útil, recomendo que você obtenha a versão publicada do artigo).

Dicas de busca para o Google

  • Frase inteira. Basta colocar o trecho entre aspas para buscar o trecho:

 "estrutura social": Busca as páginas com o termo "estrutura social".
  • Busca exata. Impede o Google de tentar adivinhar o que você quer e de corrigir os seus erros de digitação:

"econômia": encontra todas as páginas em que ignorantes, analfabetos e toscos em geral escreveram "economia" com acentuação errada. Em outubro de 2012, resultava em 406 mil páginas.
  • Excluir palavra. Permite que você encontre todas as páginas ou documentos que não têm a palavra um "–" antes da palavra que deve ser excluída.

"classe social" – marketing: Busca as páginas com o termo "classe social", mas exclui as que possuam a palavra "marketing".
  • Buscar dentro de um site. Limita a busca ao site ou à parte do endereço do site.

"estrutura social" site: br: Busca o termo "estrutura social" em páginas brasileiras.
"estrutura social" site: gov.br: Busca o termo "estrutura social" em páginas do governo brasileiro.
  • Tipos de arquivo. Só considera na busca certo tipo de documento. Funciona com todo o tipo de documento. Permite que você busque apenas os arquivos Excel (XLSX), Word (DOCX), Powerpoint (PPTX) e Acrobat (PDF). A propósito, se você usar "ext:" também funciona.

"estrutura social" site:gov.br filetype:pdf: busca arquivos PDF que têm o termo "estrutura social", dentro dos sites do governo brasileiro.
  • Um termo ou outro.

"estrutura social" OR "classe social": Busca páginas que tenham o termo "estrutura social" ou "classe social"
  • Preencher uma lacuna.

"Segundo *, a estrutura social é ": Busca as páginas que contêm a expressão entre aspas, mas substitui o * por qualquer termo.
Suponha que você queira artigos PDF sobre "direito do trabalho", mas que não trate de "apostilas", nem "provas", nem que conste o site conjur.com.br. A busca fica:
"direito do trabalho" filetype:pdf -apostila -prova -site:conjur.com.br

Dicas para o Google Acadêmico:

O Google acadêmico é a coisa mais fantástica já inventada desde a Diet Pepsi. A busca avançada é superpoderosa, permitindo que você limite a busca por período ou mesmo periódico. Para usar esse recurso, clique na seta, logo ao lado da caixa de busca.
As dicas gerais do Google seguem válidas e você pode usar ainda os seguintes recursos:
  • Busca por nome de autor:

author: Flores Busca artigos cujo nome do autor é "Flores", mas não artigos sobre flores.
  • Busca por expressão no título.

intitle: Flores Busca artigos que têm a palavra "Flores" no título.
Antes de virar um ás na busca do Google Acadêmico, não se esqueça de ver a interação do mecanismo de busca com o Zotero.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.