"Capitalismo de Laços" por S. Lazzarini

Sergio Lazzarini tem formação em Administração, mas economistas e seres humanos em geral deveriam ler correndo os seus trabalhos. Ele tem um texto como o historiador econômico de Aldo Musacchio que saiu como working paper na Harvard Business School cujo resultado é até generosa na avaliação do BNDES como acionista minoritário (até 2003!).
Contudo, o que me impressionou bastante foi "Capitalismo de Laços". Ele vai fundo nas ligações recentes entre BNDES e fundos de pensão das estatais com as grandes empresas privadas nacionais. Ele usa aquelas coisas de social network analysis e tem um banco de dados colossal. O livro é tão bom, mas tão bom mesmo que - o google me contou- o Paulo Henrique Amorim odiou .
Comprei no final-de-semana e ainda não terminei. Depois eu comento mais.

4 comentários:

Chutando a Lata disse...

Lhe recomendo o artigo do Marco Martins que está lá no seu site www.aeconomiadobrasil.com.br para um depoimento na mesma linha do poder e dos poderosos.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e, da geração anterior, tem aquele Richard Newfarmer, sobre a indústria eletro-eletrônica lá na Revista de Administração de Empresas, não era isto?
DdAB

Leo Monasterio disse...

Mestre Duilio e Chutando, nao conheco os artigos... vou procurar.

Leo Monasterio disse...

Mister-Mestre Duilio, me manda a referencia:
oi, Léo:
este é o artigo de Richard Newfarmer de que te falei:

NEWFARMER, Richard S. (1979). "Táticas oligopolistas para controlar mercados e o crescimento das ETNs na indústria de material elétrico do Brasil. Revista de Administração de Empresas. V.19 n.2 p.7-25.
a memória está mais curta do que o dinheiro... parece-me que te algumas outras coisas que já foram de meu domínio, no Brasil. mas...
abraço
.d."

Tecnologia do Blogger.